Redação Pragmatismo
Tragédia 07/Ago/2020 às 12:25 COMENTÁRIOS
Tragédia

Jornalista americano diz que ataque à míssil de Israel causou explosão no Líbano

Publicado em 07 Ago, 2020 às 12h25

Jornalista israelense denuncia que explosão em Beirute foi causada por ataque à míssil de Israel. Nesta sexta-feira, presidente do Líbano admitiu que tragédia pode ter sido provocada por interferência externa. Ex-analista da CIA afirma que “foi claramente um explosivo militar”

explosão no líbano míssil
(AFP)

O presidente do Líbano, Michel Aoun, afirmou nesta sexta-feira, 7, que foi aberta uma investigação para determinar se a explosão no armazém da região portuária de Beirute do começo desta semana foi causada por negligência, acidente ou uma possível interferência externa.

“A causa não foi determinada ainda. Há a possibilidade de interferência externa por um míssil ou uma bomba ou outro ato”, disse Aoun.

A detonação de terça deixou ao menos 154 mortes e cerca de 5.000 feridos. Vários bairros de Beirute tiveram danos em casas e prédios, e dezenas de milhares de pessoas ficaram desabrigadas.

O presidente afirmou que a investigação sobre a explosão tenta descobrir três questões. “Primeiro, como o material entrou e foi armazenado, segundo se a explosão foi resultado de negligência ou acidente e, em terceiro, se houve interferência externa”.

O presidente Michel Aoun disse estar determinado a investigar e revelar o que aconteceu o mais rápido possível, assim como responsabilizar os culpados.

Ataque de Israel

O jornalista israelense Richard Silverstein publicou uma reportagem afirmando que a explosão em Beirute tem o dedo de Israel. Richard, que publica textos no jornal britânico The Guardian, afirmou que a intenção de Israel seria atacar um depósito de armas do Hezbollah no porto de Beirute. No entanto, “eles não sabiam que havia 2.700 toneladas de nitrato de amônio armazenadas em um armazém ao lado”. A informação parte de uma fonte israelense confidencial.

“Embora Israel tenha atacado regularmente o Hezbollah e os depósitos e comboios de armas iranianos na Síria, raramente realiza tais ataques descarados no Líbano. Esse ataque na capital do país marca uma escalada ainda maior. A pura imprudência dessa operação é surpreendente”, diz o jornalista.

A reportagem de Silverstein foi compartilhada nas redes sociais pelo historiador israelense Ilan Pappe — um dos mais importantes historiadores a respeito das relações entre Israel e Palestina. Ele escreveu: “Alguém sabe mais alguma coisa sobre isso? Richard é um cara sério e não se apressaria em publicar notícias falsas”.

Em outra reportagem, Silverstein compartilha o trecho de uma entrevista à CNN de Robert Baer, um ex-analista da CIA — agência de inteligência norte-americana.

Especialista em Oriente Médio, Baer diz que analisou atentamente o vídeo da explosão e que foram “munições” que causaram a explosão no porto da capital libanesa.

“Foi claramente um explosivo militar”, disse o analista. “Não era fertilizante como nitrato de amônio. Eu tenho certeza disso. Você olha para aquela bola laranja e é claramente um explosivo militar”, continua.

“Parece quase um acidente”, diz ele. “Foi incompetência, e talvez tenha sido corrupção, mas a questão é: Se foram explosivos militares, para quem eles foram ou por que foram armazenados lá?”, questiona.

com informações da AFP e da Fórum

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS