Redação Pragmatismo
Saúde 19/Ago/2020 às 15:00 COMENTÁRIOS
Saúde

Cognicídio

Publicado em 19 Ago, 2020 às 15h00

O cognicídio não necessariamente leva a responsabilização jurídica do governo por genocídio, mas determina que muitas vidas não sejam preservadas ou que muitas mortes não sejam evitadas.

Cognicídio governo bolsonaro coronavírus covid mortes
Ato em Brasília para marcar os mortos pela Covid-19 (Imagem: Adriano Machado | Reuters)

Jonathas Carvalho*, Pragmatismo Político

Diante dos 3 milhões de infectados e 100 mil mortos lamentavelmente consolidados em 08 de agosto de 2020, dos mais de 3 milhões e 400 mil infectados e mais de 110 mil mortos por COVID-19 no Brasil até a presente data e considerando ainda o ululante número diário de casos e o eminente grau de subnotificação de infectados e mortos que apenas o deslindamento da história permitirá uma compreensão in totum da realidade, é preciso não apenas se solidarizar com as famílias enlutadas, mas também conceber a problematização das difusas condutas governamentais para percepção sobre novos segmentos de combate à maior crise sanitária da história de nossa nação.
Sensivelmente os equívocos do Brasil no combate à COVID-19 perpassam por cinco segmentos:

a) políticos, de modo que não houve um conjunto qualificado e articulado de políticas públicas emergenciais entre os entes federativos como governos estaduais e municipais para conter o avanço da pandemia;

b) institucionais, na medida em que o poder público a partir do Governo Federal (seguido por alguns governos estaduais e municipais) e seus respectivos órgãos subordinados não atuam com ênfase no combate à pandemia em termos de investimentos financeiros, testagens em massa, políticas georreferenciadas, promoção de isolamentos sociais brandos e rígidos, auxílios financeiros para manutenção de pessoas físicas e jurídicas, promovem uma debacle estratégica de combate à pandemia;

c) sanitários, considerando que um país que historicamente pouco investe em políticas basilares de saneamento básico está vulnerável à pandemia, em especial, as classes mais pobres. Por exemplo, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), desenvolvida pelo IBGE (2019), afirma que aproximadamente 9 milhões de lares no Brasil não possuem acesso à rede de esgoto e o número vem crescendo desde 2016;

d) sociais, já que a pandemia, embora seja uma doença advinda das castas mais elitizadas da sociedade, teve seu apogeu nas grandes comunidades carentes de estrutura e infraestrutura de cuidados, tais como sanitários, moradia, renda e planejamento familiar (a pandemia é uma doença que não escolhe pessoas, mas ataca de maneira mais veemente os grupos mais fragilizados que adensam majoritariamente os contextos mais pobres da nação); e

e) cognitivos, considerando a necessidade do uso do conhecimento, mormente o científico, através de uma articulação ampla de especialistas para composição de um planejamento para o combate à pandemia que deveria nortear as atividades dos segmentos anteriores, mas que foi conduzida de maneira assistemática e anticientífica com tendência dolosamente estupefaciente em nível nacional.

Esses cinco segmentos, vistos de maneira articulada, denotam como o combate à COVID-19 tem sido relegado a um plano inferior por parte do poder público nacional e comprometem concomitantemente a preservação de vidas e a sustentabilidade político-econômica. É factível que as deficiências nos segmentos de combate à pandemia trazem marcas indeléveis para a sociedade brasileira que serão ainda mais perceptíveis com o transcorrer da realidade.
Diante de tais aberrações políticas, institucionais, sanitárias, sociais e cognitivas, o Brasil caminha para aquilo que eu chamaria de cognicídio, ou seja, a morte do conhecimento, principalmente o científico, para lidar e resolver os problemas gerais da pandemia como se a ciência tivesse perdido o seu valor cognitivo referencial no sentido de não mais ocupar a centralidade dos debates teórico-práticos e reflexivo-propositivos da realidade que se dá, sobretudo, pelas formas como o governo em nível federal avalia o conhecimento científico.

O cognicídio é referente ao desprezo pela ciência, incluindo toda carga de construções e recomendações instituídas por pesquisadores e instituições político-científicas que se dá no cumprimento de ações que se orientam pelo senso comum regulando ações de interesse público de forma assistemática (sem os procedimentos técnicos e metodológicos orientados pela ciência) e monista (encontra explicações únicas e aleatórias para a realidade).

Esse cognicídio tem seu limiar nas ações governamentais, se massificam nos múltiplos setores da sociedade e se consolidam pelas intervenções e interferências de grandes grupos governamentais e/ou alternativos através de conveniências políticas, econômicas e culturais que visam à satisfação de valores, ideologias, intuições, sensações, imaginações, crenças e percepções. E quais os apanágios possui o cognicídio?

Em primeiro lugar, o cognicídio é marcado pelo negacionismo. O lema é “negar tudo o que for possível” ou “tanto quanto possível”. Há uma estruturação sibilinamente (i)lógica do conhecimento na medida em que as negações seguem escalas do tipo: negar a existência da pandemia (grau mais alienante do negacionismo), negar a repercussão da pandemia, negar (no sentido de relativizar) a quantidade de infectados e mortos, negar a pertinência do empreendimento de meios e responsabilidades para o combate à pandemia. A negação é uma forma simultânea de confundir a sociedade sobre os rumos a pandemia e de se eximir sorrateiramente do combate.

Em segundo lugar, o cognicídio é marcado pelo acusacionismo. Quando a estratégia de negar o conhecimento não for suficiente, a intencionalidade se volta para acusar o conhecimento que de forma mais materializada se volta para a acusação de pesquisadores e instituições político-científicas. O acusacionismo se fortalece nos seguintes vieses: há uma histeria de setores da mídia, do Congresso, do STF e da sociedade com a pandemia; a ciência não tem uma solução efetiva para os problemas da pandemia; a ciência está equivocada nos procedimentos para o combate à pandemia; propomos um remédio para o combate à pandemia e mesmo sem comprovação científica é preciso tentar, pois não há ainda uma solução medicamentosa (remédio ou vacina) para a pandemia; o isolamento prejudica a economia e também mata. O acusacionismo é imperiosamente ofensivo ao conhecimento e improdutivamente resolutivo, pois especula sem qualquer base técnico-científica.

Em terceiro lugar, o cognicídio é marcado pelo anti-historicismo. Como o ato de negar e acusar é permanente, é preciso desvirtuar o conhecimento no contexto histórico a fim de manipular dados, conteúdos e mensagens para justificar ações, bem como para responsabilizar outras instituições (Congresso, STF, mídia, etc.). Por exemplo, deturpar dados sobre infectados e mortes por COVID-19 é um ato apelativo contra o conhecimento porque não somente inibe a análise histórica, como tenta inibir a incompetência do governo no combate à pandemia. Outro exemplo é a relativização de previsões durante o transcurso histórico como “vai morrer menos gente que a gripe suína” ou “a COVID-19 é uma gripezinha” que atua como uma espécie de quiromancia especulativa (não pela previsão em si, mas pela destituição completa de elementos técnico-científicos que a justifiquem). Quanto mais se desvirtua historicamente o conhecimento sobre os eventos que norteiam a pandemia, mais incute na sociedade a escassez de uma reflexão que permita uma compreensão histórica da realidade.

Em quarto lugar, o cognicídio é marcado por tornar a pandemia uma pauta secundária. A ideia é minimizar os impactos nocivos da pandemia e a incompetência governamental a fim de evitar a derrocada da popularidade do governo, inserindo pautas ideológicas nos contextos dos movimentos sociais, além de emulações político-partidárias com toda a efervescência passional do negacionismo e acusacionismo para que a pandemia seja vista por uma via distante e rasteira.

A articulação entre os quatro elementos que compõem o cognicídio expressam os motivos pelos quais o Brasil não tem conseguido controlar a pandemia e mesmo após mais de cinco meses, os números de infectados e mortos ainda são alarmantes. Certamente, se o governo em nível federal tivesse cumprido com os compromissos políticos, institucionais, sanitários, sociais e cognitivos em cooperação com os demais entes federativos, seria possível inibir o crescimento da pandemia no Brasil.

O cognicídio não é marcado apenas pela ‘morte ao conhecimento’ no sentido de seguir as orientações da ciência e a elevação máxima da ignorância, mas pela debacle dos princípios constitucionais no combate à pandemia que resultam em menos investimentos do que o necessário, políticas públicas ineficazes, deterioração das instituições e o aumento exponencial de infectados e mortos.

O cognicídio não necessariamente leva a responsabilização jurídica do governo por genocídio, mas determina que muitas vidas não sejam preservadas ou que muitas mortes não sejam evitadas. No entanto, o cognicídio é o genocídio do conhecimento orientado pela ciência que traz um conjunto de consequências flagrantemente nocivas para a sociedade brasileira que se encontra dramaticamente desorientada sobre como agir nos procedimentos de combate à pandemia.

O cognicídio é fruto de uma (anti)política tacanha do governo federal, sendo urgente e primacial que construa uma nova política cognitiva orientada pela ciência considerando o sentido cooperativo entre os demais entes federativos, parcerias com instituições técnico-científicas (fundações científicas e universidades) públicas e privadas para o desenvolvimento de pesquisas, uso qualificado e transparente dos dados públicos, orientações qualificadas sobre procedimentos para evitar COVID-19 etc., com vistas ao aprimoramento das atividades políticas, institucionais, sanitárias e sociais e, por conseguinte, evitar uma quantidade ainda maior de infectados e mortos.

Portanto, o cognicídio é uma questão eminentemente (anti)política de notação marcadamente ideológica e sua continuidade pode gerar prejuízos jamais vistos na história do Brasil aos diversos setores da sociedade, especialmente os mais pobres que tendem a se recuperar muito mais lentamente de crises.

*Jonathas Carvalho é doutor em Ciência da Informação pela UFBA e Professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Acompanhe Pragmatismo Político no InstagramTwitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS