Redação Pragmatismo
Saúde 03/Jun/2020 às 15:07 COMENTÁRIOS
Saúde

Referência de Bolsonaro, Suécia admite que errou no combate ao coronavírus

Publicado em 03 Jun, 2020 às 15h07

Epidemiologista que direcionou as estratégias da Suécia para o enfrentamento do coronavírus admite que deveria ter tomado decisões diferentes. Modelo sueco foi usado frequentemente como exemplo pelo presidente Jair Bolsonaro para defender suas teses

bolsonaro suécia admite errou combate coronavírus isolamento
Nils Anders Tegnell, atual epidemiologista estadual da Suécia e equipe (Imagem: Jonas Ekströmer | TT)

O epidemiologista Anders Tegnell, que direcionou as estratégias tomadas pela Suécia para o enfrentamento da pandemia de coronavírus, disse que o país poderia ter tomado decisões diferentes para contar a disseminação do vírus.

O modelo sueco é usado frequentemente como exemplo pelo presidente Jair Bolsonaro para defender o afrouxamento do isolamento social.

Se encontrássemos a mesma doença, sabendo o que sabemos hoje, acho que acabaríamos fazendo algo no meio entre o que a Suécia fez e o que o resto do mundo fez. Há potencial para melhorar o que fizemos na Suécia, é claro. E seria bom saber exatamente o que deveria ser fechado para impedir melhor a propagação da doença“, afirmou Anders Tegnell em uma entrevista para a rádio sueca Sveriges.

O país optou por uma flexibilização do isolamento social e manteve, por exemplo, o funcionamento de cafés, restaurantes e algumas escolas.

Nas últimas semanas, a Suécia registrou um avanço da doença na região. Ao todo, são 40.803 diagnósticos confirmados e 4.542 óbitos por covid-19, conforme dados atualizados nesta quarta-feira (3) pela plataforma de monitoramento da Universidade Johns Hopkins.

Por causa da escalada da doença, partidos políticos do país pediram a instalação de uma comissão (CPI) que investigue e analise as ações tomadas pelo governo para administrar e conter a crise provocada pela pandemia. As informações são da Rádio França Internacional.

Leia também:
Coronavírus: evangélicos fazem “ato contra máscaras de proteção” e queimam objetos
Covid-19 e Imposto sobre Grandes Fortunas

Congresso em Foco

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS