Redação Pragmatismo
Notícias 25/Abr/2020 às 19:30 COMENTÁRIOS
Notícias

Imprensa dos EUA diz que Kim Jong-un morreu

Publicado em 25 Abr, 2020 às 19h30

Imprensa asiática, por sua vez, afirma que líder da Coreia do Norte está em estado vegetativo. Confira o que se sabe até o momento sobre o estado de saúde de Kim Jong-un e saiba quem assume o poder se a morte for confirmada

Kim Jong-un
Kim Jong-un

Segundo o site TMZ, dos Estados Unidos, o líder supremo norte-coreano Kim Jong-un, de 36 anos, morreu na madrugada de hoje, na Coreia do Norte. O presidente teria falecido após complicações durante uma cirurgia. Ele é fumante e obeso.

O site norte-americano afirma que o presidente da Coreia do Norte foi atendido por uma equipe chinesa para a realização de uma cirurgia cardíaca, após inflamação de vasos sanguíneos próximos ao coração. Os médicos do país vizinho teriam sido enviados nesta sexta-feira (24) para tratar do estado de saúde de Kim Jong-un.

Na matéria em que noticia a morte do líder norte-coreano, porém, o TMZ não cita nenhuma fonte própria e usa somente replicações da imprensa internacional.

A revista japonesa Shūkan Gendaide, por sua vez, afirma que Kim está em “estado vegetativo”, em seu leito de morte, sem esperança de recuperação.

Um vice-diretor da HKSTV Hong Kong Satellite Television, uma rede de transmissão apoiada por Pequim em Hong Kong, disse que Kim estava morto, citando uma “fonte muito sólida”.

Um médico entrevistado pelo veículo asiático afirmou que Kim sofreu uma parada cardíaca e caiu durante viagem em 12 de abril.

O que se sabe oficialmente

No início da semana passada, um veículo de imprensa da Coreia do Sul noticiou que Kim estaria se recuperando de uma cirurgia no coração, feita no dia 12 de abril.

Os rumores sobre o seu estado de saúde, inclusive sobre uma possível morte, ganharam tração alguns dias depois, quando o atual mandatário do país não foi visto em uma das mais importantes celebrações da Coreia do Norte: o aniversário do fundador do regime, e avô de Kim, Kim Il-Sung, em 15 de abril.

Neste sábado, a agência Reuters informou que a China enviou uma equipe médica para auxiliar nos cuidados com a saúde de Kim, mas não conseguiu determinar o que essa visita significaria para o estado de saúde do líder norte-coreano.

A Yonhap, agência de notícias sul-coreana, que também atua na cobertura dos desdobramentos no vizinho do Norte, noticiou que a última aparição pública de Kim foi em 11 de abril. Na época, ele teria participado de uma reunião com a alta cúpula do governo.

Há, ainda, imagens da imprensa oficial do país que mostram Kim visitando um local de exercício militar no dia 12 de abril. Vale notar, no entanto, que foi sua ausência nos eventos do dia 15 de abril que fizeram estourar as especulações sobre o seu estado de saúde.

Além disso, essa não é a primeira vez que Kim desaparece dos olhos do público. Em 2014, lembrou a CNN, ele ficou mais de um mês sem fazer qualquer aparição, mas ressurgiu com uma bengala, trazendo à tona notícias de que ele havia feito um pequeno procedimento no tornozelo.

Quem assume se Kim morrer?

A linha sucessória de Kim nunca foi oficialmente reconhecida. Há quem acredite que, na sua morte ou incapacidade de continuar na liderança do país, sua esposa, Ri Sol Ju poderia assumir.

Por outro lado, há especulações sobre uma possível ascensão da sua irmã, Kim Yo Jong, uma vez que ela é considerada o seu braço direito e foi promovida frequentemente por ele nos últimos anos.

A consultoria de riscos políticos Eurásia nota que, em razão da idade de Kim, 36 anos, dificilmente existe um plano estabelecido para a sua sucessão, o que daria margem para uma intensa disputa de poder na ocasião da sua saída do posto.

VEJA TAMBÉM: Mitos e verdades sobre a morte do irmão de Kim-Jong-un

As incertezas em torno da real condição de saúde de Kim são muitas e devem continuar até que ele reapareça. No entanto, explica a Eurasia, dificilmente um sucessor mudaria o direcionamento das políticas estabelecidas pelo atual líder.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS