Redação Pragmatismo
Saúde 22/Abr/2020 às 16:49 COMENTÁRIOS
Saúde

"Tenho 1 respirador para 30 pacientes e preciso escolher", diz médico do Rio

Publicado em 22 Abr, 2020 às 16h49

Médico do Rio relata que está perdendo pacientes por falta de respiradores: "A gente acaba tendo que escolher; a sensação é que saímos para a guerra todos os dias". Secretaria de Saúde promete entregar mais 37 equipamentos

médico respiradores rio de janeiro
O médico Pedro Archer

“Já estão faltando respiradores na rede pública. Tivemos uma situação muito triste em que perdemos dois pacientes por falta desse equipamento. Hoje temos apenas um respirador disponível numa sala com 30 pacientes internados em isolamento de Covid-19″.

O depoimento acima é de Pedro Archer, médico que trabalha em uma emergência da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Por causa da falta de respiradores, muitos médicos já estão tendo que decidir quem fica vivo e quem morre.

“Acabou de chegar aqui mais uma paciente suspeita de Covid, síndrome gripal saturando 57% em ar ambiente. E só temos um respirador e mais 30 pacientes que podem precisar dele. Caso a gente tenha que escolher entre quem vai ficar com o respirador, a gente acaba levando em conta o quadro do paciente geral, né, sendo paciente muito idoso, com muita comorbidade ou se é paciente jovem, sem comorbidade. Não vai ter jeito, a gente acaba escolhendo o paciente jovem, né? A sensação é que saímos para a guerra todos os dias”.

Pedro Archer explica que essa é uma realidade difícil não só para ele, mas para toda a equipe envolvida no atendimento.

“E esse tipo de escolha mexe muito com a cabeça da equipe, mexe muito com a cabeça do plantão. É uma coisa muito dramática, todo mundo fica muito abalado. Mas é o que a gente tá vivendo hoje aqui (..). Todo plantão é assim, agora”.

O médico, que já vinha alertando sobre o problema desde a semana passada, atendeu outros três pacientes nesta quarta-feira (22). Um deles precisou ser entubado.

No início desta tarde, a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro prometeu instalar, ainda ainda hoje, 37 novos respiradores em alguns hospitais do estado, principalmente no Anchieta e no Pedro Ernesto.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS