Redação Pragmatismo
Saúde 03/Abr/2020 às 18:23 COMENTÁRIOS
Saúde

Privilegiados, famosos conseguem testes para o coronavírus

Publicado em 03 Abr, 2020 às 18h23

Privilegiados: ricos e famosos que, em algumas ocasiões, sequer apresentam sintomas fazem testes para coronavírus. Por outro lado, dezenas de pacientes morreram no Brasil antes mesmo de saber que estavam com a doença

famosos coronavírus brasil
(Famosos que estariam com sintomas de gripes e foram testados para covid-19)

por Nina Lemos, em seu blog

Você conhece alguém que tenha feito teste para coronavírus? No Brasil, não conheço ninguém, apesar de ter uma amiga que, segundo seu médico, estava com todos os sintomas e devia cumprir isolamento total, o que ela fez. Uma amiga na França passou pela mesma situação. Testes, ela ouviu, só para pacientes de risco.

Na sexta-feira, soubemos pelas redes sociais que Anitta teria feito teste, junto com seu namorado, Gabriel David. O fato gerou revolta, claro. Como assim? Fez porque quis? A assessoria da cantora deu a seguinte resposta:

“Ela e o namorado fizeram o teste porque chegaram com sintomas de gripe no Brasil, após as férias nas Maldivas. Houve uma consulta médica e o profissional de saúde achou por bem fazer um pedido para testar o Covid- 19 em ambos. O exame foi realizado em casa, por coleta domiciliar, marcada por telefone, como qualquer cidadão faz. Nestes casos é cobrada uma taxa para que o exame seja feito na residência. O exame deu negativo e a cantora e seu namorado foram para Angra dos Reis passar a quarentena.”

Responsabilidade social

Os testes de coronavírus estão contados no mundo. Ele não existe em abundância. E não, ele não deve ser feito porque você quer. Conversei a respeito do assunto com o infectologista José Valdez Ramalho Madruga, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia. Afinal, quem deve fazer o teste?

“Segundo o ministério da Saúde, que tem feito um trabalho muito bom em relação à pandemia, no momento, os testes só são indicados no Brasil para pacientes graves e pessoal da saúde que trabalha na linha de frente”, explica. Segundo ele, uma pessoa rica e com contatos (famosa ou não), estaria “cometendo enorme irresponsabilidade ao fazer um teste sem estar dentro dos padrões exigidos pelo ministério”. “Se você faz sem necessidade, você pode estar tirando o teste de um médico. Os testes são poucos em todo o mundo. Se todos os médicos ficarem doentes, eles não poderão atender ninguém, nem você”, ele diz.

De acordo com o infectologista, as indicações para o teste mudam de acordo com o momento da pandemia. “Mas como uma pessoa pode fazer o teste se não estiver muito mal ou for agente da saúde?”, pergunto. “Ah, infelizmente a gente sabe que isso acontece. Se a pessoa for a um médico particular e convencer esse médico que precisa do teste, o médico pode fazer o pedido, e o teste pode ser feito em um laboratório particular”, ele diz.

Para o médico, esse comportamento é absurdo. Como acabar com isso? “O principal é a pessoa ter consciência, estamos em uma epidemia. Não cabe ser egoísta nesse momento, tem que agir com responsabilidade social.”

Pois é. E não é só Anitta. Já vi muitos famosos gripados celebrando resultados negativos (e que é ótimo, queremos todos saudáveis). Claudia Leitte achou que tinha gripe e foi testada. Luan Santana também. O mesmo aconteceu com Cléo Pires.

A facilidade de fazer testes pelos mais remediados não acontece só no Brasil. Nos Estados Unidos, jogadores da NBA conseguiram fazer testes com facilidade. A notícia gerou protestos.

Não sei por qual situação exatamente cada um deles passou. Na Alemanha, onde moro, você só pode fazer se tiver sintomas e tiver tido contato com um paciente que tenha sido testado como positivo. Não sei se esses famosos se enquadram em um desses casos. Mas de uma coisa tenho certeza. Eu não conheço nenhuma pessoa “normal” que tenha sido testada por estar com sintomas de gripe (seja no Brasil ou qualquer país do mundo).

VEJA TAMBÉM: Coronavírus: precisamos falar sobre os mortos não contabilizados no Brasil

É chato mesmo ter que conviver com essa incerteza. Minhas duas amigas que tiveram diagnóstico de Covid-19 sem teste reclamaram muito do sentimento de “não saber o que se tem”. Mas, nesse caso, estamos vivendo uma pandemia. Ninguém devia se aproveitar de privilégio.

Vocês, artistas e ricos que fazem teste: pensem nos outros! O assunto é sério!

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS