Redação Pragmatismo
Notícias 28/Abr/2020 às 16:36 COMENTÁRIOS
Notícias

Família de Marisa Letícia aciona a Justiça contra Regina Duarte e Eduardo Bolsonaro

Publicado em 28 Abr, 2020 às 16h36

Deputado federal Eduardo Bolsonaro e secretária da Cultura Regina Duarte foram os principais propagadores da fake news sobre a fortuna de Marisa Letícia. Filho do presidente já foi intimado pela Justiça a apresentar sua defesa no processo

eduardo bolsonaro regina duarte
(Foto 1: Agência Câmara – Foto 2: Alan Santos/PR)

A família da ex-primeira dama Marisa Letícia, que era casada com o ex-presidente Lula, anunciou nesta segunda-feira, 27, que acionou a Justiça contra Eduardo Bolsonaro Regina Duarte. O deputado e a secretária especial da Cultura divulgaram mentiras na internet sobre a ex-primeira dama que alcançaram milhões de pessoas.

Eduardo Bolsonaro publicou em sua conta no Twitter que Marisa Letícia tinha um patrimônio de R$ 256 milhões, quando o valor verdadeiro é de 26 mil reais. A informação falsa foi posteriormente publicada por Regina Duarte em sua conta no Instagram.

A família da ex-primeira-dama pede indenização de R$ 131.408,70 tanto ao filho do presidente Jair Bolsonaro quanto à ex-atriz global.

Segundo nota da família, “a ação também pede que os requeridos sejam condenados a publicar em suas redes sociais a sentença condenatória com o valor correto do investimento de Dona Marisa, corrigindo a desinformação propagada por eles”.

“O valor equivale a cinco vezes o que dona Marisa realmente tinha em CDBs [títulos de investimento] e duas mil vezes menos do que o valor falsamente divulgado por Regina Duarte e Eduardo Bolsonaro”, diz a nota.

Para os herdeiros da ex-primeira-dama, as manifestações públicas “macularam publicamente a memória de dona Marisa Letícia Lula da Silva” e são uma “clara tentativa de subverter essa imagem da falecida D. Marisa”.

A jornalista Monica Bergamo, da Folha, informou em sua coluna que Eduardo Bolsonaro já foi intimado pela Justiça a apresentar sua defesa. O prazo para a apresentação de sua contestação é de 15 dias.

A fake news surgiu depois de um erro de digitação do juiz responsável pelo inventário de Marisa. Mesmo depois de o próprio juiz reconhecer o erro, nem deputado nem secretária apagaram as postagens ou se retrataram.

Conselho de Ética

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) acionou o Conselho de Ética da Câmara contra o também deputado Eduardo Bolsonaro por ele ter espalhado a fake news.

Disse Pimenta:

1 – Essa prática criminosa de destruição de reputações e trajetórias, difundida de forma industrial, pelo gabinete do ódio, braço operacional de familícia de Jair Bolsonaro precisa ser contida e os responsáveis identificados e punidos. Na semana passada a vítima foi Dona Marisa.

2 – uma mentira espalhada divulgou que Dona Marisa possuía aplicações em CDBs de 256 milhões de reais. Com o claro objetivo de atingir a memória de uma pessoa inocente e a família do Lula. Hoje a verdade veio a tona. O valor verdadeiro é de 26 mil reais, mil vezes menor.

3 – O Deputado Eduardo Bolsonaro, seu irmão e vereador Carlos Bolsonaro e Regina Duarte foram alguns dos que divulgaram essa mentira de maneira inescrupulosa e perversa. Serão devidamente processados e responderão pelo crime vil que cometeram.

4 – Além disso o deputado Eduardo Bolsonaro será denunciado na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados e Regina Duarte na Comissão de Ética da Presidência da República. Basta de mentiras e fake news. A impunidade tem sido a arma desta famiglia e seus cúmplices!

Acompanhe Pragmatismo Político no Instagram, Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS