Redação Pragmatismo
Saúde 13/Abr/2020 às 13:30 COMENTÁRIOS
Saúde

Coronavírus: mais de 100 "curados" voltam a apresentar sintomas na Coreia do Sul

Publicado em 13 Abr, 2020 às 13h30

116 pessoas recuperadas do coronavírus voltam a apresentar sintomas na Coreia do Sul. Pacientes "reativados" causam preocupação no país. China tem maior número de novos casos por dia em cinco semanas

coreia do sul coronavirus
(Área externa de hospital em Deagu, Coreia do Sul/AFP)

A Coreia do Sul relatou nesta segunda-feira (13) que ao menos 116 pessoas inicialmente recuperadas do novo coronavírus voltaram a se infectar, mas autoridades deram a entender que em breve estudarão amenizar as recomendações rigorosas adotadas para evitar novos surtos. As informações são da agência Reuters.

O país só comunicou 25 casos novos nesta segunda-feira, mas o aumento de pacientes “reativados” causou preocupação enquanto o país se dedica a acabar com as infecções.

Autoridades ainda estão investigando a causa das recaídas aparentes, mas Jeong Eun-kyeong, diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia (KCDC), disse que o vírus pode ter sido reativado, ao invés de os pacientes terem sido reinfectados.

Outros especialistas disseram que exames defeituosos podem estar desempenhando um papel, ou que resquícios do vírus ainda podem estar nos sistemas dos pacientes, mas não serem infecciosos ou ameaçarem o hospedeiro ou outros.

Os 116 casos são mais do que o dobro dos 51 do tipo que a Coreia do Sul relatou uma semana atrás (relembre aqui).

A Coreia do Sul planeja enviar 600 mil conjuntos de exames de coronavírus aos Estados Unidos na terça-feira, a primeira remessa do tipo após um pedido do presidente norte-americano, Donald Trump.

Novo crescimento na China

A China registrou no último domingo 108 novos casos confirmados do coronavírus. É o maior número em um mesmo dia nas últimas cinco semanas.

De acordo com a Comissão Nacional de Saúde, dos 108 infectados, 98 chegaram de outros países, sendo que 49 foram de pessoas que retornaram da Rússia. A China tem tentado tomar medidas para prevenir novos contágios de quem chega do exterior.

O país, primeiro epicentro da doença, tem 83.213 casos do coronavírus confirmados até a manhã desta segunda-feira, com 3.345 mortes.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS