Redação Pragmatismo
Notícias 09/Abr/2020 às 21:48 COMENTÁRIOS
Notícias

Coronavírus pode se "reativar" em pacientes curados, revela Coreia do Sul

Publicado em 09 Abr, 2020 às 21h48

Cerca de 51 pacientes classificados como curados na Coreia do Sul voltaram a ter a doença, informou o CDC coreano, que realizará uma investigação epidemiológica sobre esses casos. Na China, pacientes que receberam alta do hospital deram positivo novamente e até morreram

coreia do sul pacientes coronavírus
A Coreia do Sul foi um dos primeiros países a registrar um surto de coronavírus em larga escala (Imagem: REUTERS/Brendan Mcdermid)

O coronavírus poderia se “reativar” em pessoas curadas da doença, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia do Sul. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (9) pela Agência Bloomberg.

Cerca de 51 pacientes classificados como curados na Coreia do Sul deram positivo novamente, informou o CDC em apresentação na segunda-feira. Em vez de um novo contágio, o vírus poderia ter se reativado nessas pessoas, que novamente deram positivo logo após serem liberadas da quarentena, disse Jeong Eun-kyeong, diretora-geral do CDC coreano.

“Damos mais peso à reativação como possível causa, mas estamos realizando um estudo abrangente sobre isso”, disse Jeong. “Houve muitos casos em que um paciente durante o tratamento testou negativo num dia e positivo no outro.”

Um paciente é considerado totalmente recuperado quando dois testes realizados com um intervalo de 24 horas mostram resultados negativos.

O CDC coreano realizará uma investigação epidemiológica sobre esses casos, disse Jeong.

A Coreia do Sul foi um dos primeiros países a registrar um surto de coronavírus em larga escala, mas registra apenas 200 mortes e uma redução de novos casos desde o pico de 1.189 em 29 de fevereiro.

Com um amplo programa de testes e abordagem tecnológica para rastrear casos, a Coreia conseguiu controlar a epidemia sem confinamentos ou fechamento de empresas.

O temor de recaídas em pacientes recuperados também cresce na China, onde o vírus surgiu em dezembro passado.

Alguns pacientes deram positivo novamente e até morreram devido à doença, depois de se recuperarem e receberem alta do hospital. Ainda não está claro o motivo das recaídas, embora alguns especialistas acreditem que o problema possa ser a confiabilidade dos resultados dos testes.

Na quarta-feira, a Coreia do Sul registrava 10.384 casos de vírus, sendo que 6.776 pessoas haviam recebido alta, segundo dados compilados pela Universidade Johns Hopkins e Bloomberg News.

Epidemiologistas do mundo todo mergulham em pesquisas para obter mais informações sobre o vírus que causa o Covid-19. A rápida propagação global do patógeno recentemente mudou o foco para pacientes que contraem o vírus, mas apresentam poucos ou sintomas atípicos.

A Coreia está na vanguarda do rastreamento desses casos, que preocupam especialmente na China, onde a epidemia dá sinais de estar controlada.

Agência Bloomberg

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS