Redação Pragmatismo
Saúde 07/Abr/2020 às 14:39 COMENTÁRIOS
Saúde

A ideologia da cloroquina ou como nascem as narrativas de extrema direita

Publicado em 07 Abr, 2020 às 14h39

Professor da UFBA explica que, no mundo real, não há qualquer pessoa contra a hidroxicloroquina, apenas uma demanda de prudência científica contra a precipitação e a favor de mais testes. No entanto, o mundo imaginário da extrema-direita precisa teorizar um complô e construir um inimigo

cloroquina brasil coronavírus
Cloroquina pode apresentar riscos, ter riscos, como problemas de visão ou parada cardíaca

por Wilson Gomes, professor da UFBA

Dei uma olhada no gado esta manhã. Todos se sentindo a última linha de defesa da hidroxicloroquina contra os ataques mentirosos, mal-intencionados e corruptos (sic) por parte dos comunistas, da OMS, da “extrema mídia” e dos isentões. É exatamente assim que nascem as grandes mitologias da extrema-direita, meus amigos.

Retoricamente, eles não podem simplesmente sustentar uma posição. Há uma lista de coisas que precisam acompanhar as suas posições:

1º) Teorizar um complô, envolvendo inimigos muito poderosos e inteiramente mancomunados em um plano secreto e maligno. “Somos um bastião de virtuosos cloroquinófilos cercados de maléficos cloroquinófobos por todos os lados”.

2º) Construir um inimigo. No mundo real, não há qualquer pessoa contra a hidroxicloroquina, apenas um demanda de prudência científica, contra a precipitação e a favor de mais testes. “Tomara que dê certo, mas ainda não é prudente dizer à população para correr à cloroquina”. No mundo da narrativa, “os cloroquinófobos (ou os “negacionistas da cloroquina” como disse Cochinchino) estão escondendo as pessoas que ficaram curadas do covid-19 tomando a droga porque querem que morram muitos para destruir o governo Bolsonaro”

3º) Que os envolvidos na tramoia sejam principalmente os “inimigos preferidos”: a esquerda, porque são de direita; os liberais/progressistas, porque são conservadores; a OMS, a ONU etc., porque são antiglobalistas; o jornalismo de referência, porque alérgicos a dados e fatos; os cientistas e professores, porque o anti-intelectualismo aí predomina; a elite, porque são populistas.

4º) Tratar a sua hipótese, por mais disparatada que seja, como se fosse a Pedra Filosofal, o Último Segredo de Fátima, o Oráculo de Apolo, o Santo Graal, que permitirá aos conhecedores do segredo vencer os inimigos. “Se tivessem usado a cloroquina não teríamos chegado a este ponto, precisamos de um ministro que defenda a cloroquina”.

5º) Transformar a defesa da tese em uma questão identitária, existencial e urgente. “Se não defendermos a hidroxicloroquina, o mundo perecerá”.

VEJA TAMBÉM: Taxa de mortos com cloroquina é a mesma de quem não usou o medicamento

Assim nasceu a Saga da Mamadeira de Piroca, as Lendas sobre Jean Wyllys, a Épica de Lula e os seus filhos. Mas também a ideia de que somos uma ilha minoritária de heterossexuais cercada de ameaçadores homossexuais por todos os lados. Sabem o que é pior? Funciona.

Cloroquina Acima de Tudo, Teorias da Conspiração Acima de Todos.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS