Redação Pragmatismo
Saúde 22/Mar/2020 às 16:27 COMENTÁRIOS
Saúde

"Tive certeza da morte", diz brasileira de 43 anos que sobreviveu ao coronavírus

Publicado em 22 Mar, 2020 às 16h27

"Eu tive a certeza de que ia morrer, principalmente nos dias que passei na UTI". Dez dias no hospital, sendo 4 na Unidade de Terapia Intensiva. Bancária de 43 anos que venceu o coronavírus (mas tem sequelas da doença) divulga depoimento e faz alerta à população

Ana Patrícia Bezerra Moura coronavírus
Ana Patrícia Bezerra Moura

O depoimento abaixo é de Ana Patrícia Bezerra Moura, uma bancária alagoana de 43 anos que sobreviveu ao coronavírus após passar 4 dias na UTI. Confira:

“Cheguei da Itália dia 2 de março. Meu voo era Roma — Londres — São Paulo. Daqui eu pegaria um outro voo para ir a Maceió. Mas, quando cheguei, já não estava muito bem: estava com febre, um pouco de dor de garganta e tossindo. Eu tenho irmão que mora em São Paulo e é médico.

Apesar da possibilidade de o coronavírus ali ser algo bem distante, porque foi logo no início — não foi como estava está hoje na mídia — eu achei que não era. Conversei com meu irmão, e por cautela, por precaução, ele disse que era melhor eu fazer o exame. Dando negativo, eu voltaria a Maceió.

Meu esposo não sentia nada e seguiu viagem. Eu resolvi ficar. Eu saí do aeroporto e fui para o hospital. Fui medicada porque estava com dor de garganta, fiz ausculta, fiz o raio-x e não deu nada. Fiz os exames para o teste para Influenza e para o corona e vim para casa. Meu irmão saiu, e eu fiquei no apartamento dele, sozinha, em isolamento. Dois dias depois saiu o resultado positivo para a covid-19.

A sensação de ser diagnosticada, é claro, foi de preocupação. Mas assim, como lá na Itália eles fizeram muito descaso — os italianos ficavam falando que isso era uma coisa que não existia lá, que se houvesse era somente uma gripe forte —, a gente ficava até constrangido de usar máscara, porque inclusive eles se sentiam ofendidos. Então, assim, eu ainda tinha na cabeça que era uma gripe forte, que eu não era grupo de risco e que estava tudo ‘ok’; que eu ia passar os 14 dias, ia ficar bem e voltaria a Maceió.

Quando deu positivo, meu irmão achou melhor me levar para o doutor David Uip, porque é um infectologista super conceituado, para ele dar todas as orientações. Eu não fiquei apavorada porque não tinha tido essa repercussão da mídia, que tem hoje. Eu fui o quarto ou quinto caso aqui de São Paulo. Então, era muito novo ainda.

No início, eu senti febre, dor de garganta. Depois, tive tosse, e todos os outros dias senti dor de cabeça, pouca febre e muita tosse, além do nariz congestionado. Acontece que eu piorei, tive que voltar para o hospital e fui para a UTI. Aí eu tive falta de ar. Fiquei 4 dias na UTI e um total de dez dias no hospital, saindo agora dia 16.

Eu estou curada do coronavírus. Isso foi dito pelos médicos. Fiz dois exames que deram negativo: Mas ainda estou com a sequela do vírus, ainda tenho pneumonia; por isso não voltei a Maceió, continuo aqui em São Paulo. Ainda tenho tosse, não igual a que tinha antes, mas não é mais do vírus, é da pneumonia.

Eu fiquei bem feliz quando descobri que estava curada porque já tinha começado a mostrar na mídia muita coisa, e eu também já tinha passado por maus bocados. Então, você saber que está curada e que tem a possibilidade de voltar para casa, claro que é uma alegria muito grande. Além do mais, eu estou há 30 dias sem ver meus filhos.

Eu não tive medo de morrer, mas eu achei que ia morrer. Por algumas vezes, eu tive a certeza de que eu ia morrer, principalmente quando eu estava na UTI, porque eu me sentia muito mal: muita dor de cabeça, não me sentia melhorar; passava um dia para o outro e eu não melhorava. Dormia e acordava e sentia a mesma coisa. Então, eu achei que eu ia morrer, sim, mas não tive medo. Fiquei muito tranquila porque os meus filhos estavam bem, estavam com o pai deles.

Eu acho que uma mãe pensa muito nisso nessa hora, e assim eu pensei: vida que segue, seria complicado porque tenho um filho pequenininho, mas entreguei nas mãos de Deus. Confesso que tive horas de desespero, de ter crises de choro na UTI, do tipo: meu Deus, eu vou morrer aqui!

Alerto para que as pessoas fiquem em casa! Isso aqui é um alerta. Claro que o coronavírus tem cura, tanto é que estou curada, mas não vale a pena correr riscos.”

VEJA TAMBÉM: Coronavírus: em live, cientista transmite informações pesadas, mas necessárias

Recomendações

COMENTÁRIOS