Redação Pragmatismo
Notícias 19/Mar/2020 às 09:43 COMENTÁRIOS
Notícias

Embaixada da China diz que Eduardo Bolsonaro "contraiu vírus mental"

Publicado em 19 Mar, 2020 às 09h43

Comportando-se feito um moleque no Twitter diante da pandemia do coronavírus, Eduardo Bolsonaro endossou teorias conspiratórias contra a China. Mas sua mensagem chegou ao conhecimento da embaixada chinesa, que reagiu de maneira veemente e sugeriu que haverá consequências nas relações entre os dois países

eduardo bolsonaro china vírus mental

Uma acusação inconsequente do deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente da República, pode desencadear sérias consequências na relação entre o Brasil e a China — nosso principal parceiro comercial.

Mais uma vez comportando-se como um moleque conspiracionista, Eduardo culpou a China pela pandemia do coronavírus, sugerindo que o caos teria sido criado de caso pensado.

“Quem assistiu Chernobyl vai entender o q ocorreu. Substitua a usina nuclear pelo coronavírus e a ditadura soviética pela chinesa. […] +1 vez uma ditadura preferiu esconder algo grave a expor tendo desgaste, mas q salvaria inúmeras vidas. […] A culpa é da China e liberdade seria a solução”, publicou Eduardo Bolsonaro.

Ao publicar a mensagem, Eduardo estava, notadamente, atiçando os seus seguidores com uma narrativa extremista, baseada em boato, mas que agrada a chamada ‘milícia virtual’. Não se sabe se o filho do presidente imaginava que o conteúdo chegaria até o governo chinês.

Não demorou muito para que o perfil oficial da embaixada da China no Brasil se manifestasse. “As suas palavras são extremamente irresponsáveis e nos soam familiares. Não deixam de ser uma imitação dos seus queridos amigos. Ao voltar de Miami, contraiu, infelizmente, vírus mental, que está infectando a amizades entre os nossos povos”, escreveu o perfil oficial da embaixada no Twitter, citando o deputado federal.

Em seguida, a embaixada ainda disse que o filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) era uma pessoa “sem visão internacional” e o aconselhou a não ser o porta-voz dos EUA no Brasil, “sob a pena de tropeçar feio”. O perfil citou ainda o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Embaixador se manifesta

O próprio embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, usou seu perfil pessoal para rebater Eduardo Bolsonaro e exigiu que o filho do presidente “retire suas palavras imediatamente e peça desculpas”.

Em outro tuíte em que cita o filho do presidente, Wanming também diz que as acusações de Eduardo são “um insulto maléfico contra a China e o povo chinês”. “Tal atitude flagrante anti-China não condiz com o seu estatuto como deputado federal, nem a sua qualidade como uma figura pública especial”, acrescenta.

Rodrigo Maia pede desculpas

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediu desculpas à China pela acusação feita pelo deputado Eduardo Bolsonaro.

“Em nome da Câmara dos Deputados, peço desculpas à China e ao embaixador Yang Wanming pelas palavras irrefletidas do Deputado Eduardo Bolsonaro”, escreveu Maia em seu Twitter.

“A atitude não condiz com a importância da parceria estratégica Brasil-China e com os ritos da diplomacia. Em nome de meus colegas, reitero os laços de fraternidade entre nossos dois países. Torço para que, em breve, possamos sair da atual crise ainda mais fortes”, afirmou o presidente da Câmara em outro post.

Recomendações

COMENTÁRIOS