Redação Pragmatismo
Saúde 20/Mar/2020 às 20:27 COMENTÁRIOS
Saúde

Em novo deboche, Bolsonaro chama coronavírus de "gripezinha"

Publicado em 20 Mar, 2020 às 20h27

Pela segunda vez no mesmo dia, Jair Bolsonaro faz pouco caso do coronavírus. Antes de chamar a doença de "gripezinha", presidente já havia classificado de "exageradas" as medidas dos governadores para combater a pandemia

bolsonaro coronavírus gripezinha
(Bolsonaro em coletiva de imprensa nesta sexta-feira)

Com 904 casos de coronavírus confirmados, 11 mortes e dezenas de milhares de suspeitos, a pandemia no Brasil se alastra e preocupa a população e autoridades — mas não o presidente da República.

Apenas nesta sexta-feira (20), Jair Bolsonaro fez pouco caso do coronavírus duas vezes. Pela manhã, em conversa com jornalistas na porta do Alvorada, o presidente classificou de “exageradas” as medidas anunciadas pelos governadores para conter a pandemia.

“Tão tomando medidas, no meu entender, exageradas”, disse. Ao contrário do que defendem infectologistas e especialistas em saúde pública em todo o mundo, o presidente brasileiro não concorda com o isolamento nem com o fechamento do comércio e dos serviços.

Mais tarde, questionado por um jornalista em coletiva de imprensa se faria um outro exame para saber se está com coronavírus, Bolsonaro voltou a debochar da doença: “Depois da facada, não vai ser gripezinha que vai me derrubar, não. Tá OK? Se o médico ou o Ministério da Saúde recomendar um novo exame, eu farei”, declarou.

A “gripezinha” citada pelo presidente matou 627 pessoas apenas hoje na Itália, e projeções revelam que o Brasil está rumando para um destino semelhante ao do país europeu nos próximos dias.

Bolsonaro já fez dois exames para detectar o novo coronavírus, e segundo ele, ambos foram negativos. Pelo menos 22 pessoas próximas ao presidente que estiveram com ele em missão oficial nos Estados Unidos foram infectadas pelo vírus.

Hoje não foi o primeiro dia que Jair Bolsonaro tratou do coronavírus com descaso. Há alguns dias, o mandatário chamou a pandemia de “histeria” e de “fantasia”, além de ter convocado e participado de manifestações populares durante o surto. Exatamente por isso, o presidente foi alvo de um panelaço que se espalhou por todo o Brasil.

Coronavírus no Brasil

Em boletim nacional divulgado no fim da tarde de hoje, o Ministério da Saúde informou que o país já registra 904 casos confirmados do coronavírus e 11 mortes provocadas pela doença.

De acordo com o boletim, há 9 mortes confirmadas em São Paulo e 2 no Rio de Janeiro. Atualmente, apenas os estados do Maranhão e Roraima não têm casos confirmados.

Os estados com maior número de pacientes infectados pelo coronavírus são São Paulo (396 casos) e Rio de Janeiro (109), seguidos pelo Distrito Federal (87 casos).

Acompanhe Pragmatismo Político no Instagram, Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS