Redação Pragmatismo
Saúde 18/Mar/2020 às 15:14 COMENTÁRIOS
Saúde

Coronavírus: Homem é flagrado esfregando a própria saliva em mastro do metrô

Publicado em 18 Mar, 2020 às 15h14

Vídeo registra momento em que homem tira a máscara e esfrega, propositalmente, a saliva em mastro de metrô repleto de passageiros na Bélgica. Trem precisou sair de circulação para ser desinfetado

homem saliva metrô bélgica

Um homem é acusado de propagar coronavírus dentro do metrô da Bélgica, que registrou a primeira morte pelo Covid-19 na última quarta-feira (11/03). Ele acabou preso pelas autoridades.

O rapaz foi flagrado usando máscara no transporte público, até que a retira e usa os dedos para coletar a própria saliva. Na sequência, espalha o cuspe em um ferro de segurança do transporte.

A empresa responsável pelo transporte público da Bélgica informou que o trem foi retirado de serviço para ser desinfetado.

Os cidadãos da Bélgica deverão permanecer em suas casas a partir do meio-dia desta quarta-feira (18) até o dia 5 de abril para conter a propagação do novo coronavírus, anunciou nesta terça-feira (17) a primeira-ministra belga, Sophie Wilmès.

As únicas saídas permitidas serão para ir ao médico, a determinados comércios, como supermercados, ou para fazer esporte ao ar livre, informou em coletiva de imprensa Wilmès, que acompanha outros países europeus, como Itália, Espanha e França.

Em busca da cura

Cientistas do Instituto Flamenco de Biotecnologia (VIB), na Bélgica, encontraram um anticorpo capaz de neutralizar o novo coronavírus. A descoberta ainda não é uma cura, mas representa um passo a mais em direção a um tratamento antiviral para a covid-19.

O anticorpo foi desenvolvido em parceria com laboratórios nos Estados Unidos. De acordo com o anúncio feito na última segunda-feira (16), já estão em andamento pesquisas adicionais para confirmar os resultados obtidos pelos pesquisadores.

“Os novos resultados indicam que o anticorpo pode impedir o novo coronavírus de infectar células humanas”, afirma o laboratório. No comunicado, o instituto também aponta que o anticorpo pode “ser produzido em larga escala utilizando processos comuns na indústria biofarmacêutica”.

Diferentemente das vacinas, os anticorpos agem imediatamente, já que a pessoa que recebe o tratamento não precisa produzir as próprias células de defesa. Por outro lado, eles têm efeito de curta duração.

O VIB sugere que, se confirmado, o tratamento seria indicado para profissionais da saúde ou outras pessoas com alto risco de exposição ao novo coronavírus, que poderiam se beneficiar dos efeitos a curto prazo.

Recomendações

COMENTÁRIOS