Redação Pragmatismo
Saúde 26/Mar/2020 às 18:57 COMENTÁRIOS
Saúde

Coronavírus: Brasil bate recorde de mortes e de infectados em um único dia

Publicado em 26 Mar, 2020 às 18h57

Com 77 mortes e 2.915 casos confirmados, Brasil bate pico de óbitos e de infectados em 24h. Números foram divulgados no final da tarde pelo Ministério da Saúde, mas há denúncias de subnotificações. Em São Paulo, número de pacientes graves internados em UTI sobe 42% em um único dia

coronavírus brasil recorde mandetta
Henrique Mandetta, ministro da Saúde

Nesta quinta-feira, 26 de março, o Brasil tem 77 mortes e 2.915 casos confirmados do coronavírus Sars-Cov-2. Os números são do balanço do Ministério da Saúde, que compilam os dados repassados pelas secretarias estaduais até as 17h30.

Os números de hoje representam o maior pico de mortes e infectados em apenas um dia no país. Ontem, o ministério indicava 57 vítimas e 2.433 casos — 482 a menos de diagnosticados com a doença.

O número de infectados em todo o mundo rompeu a barreira do meio milhão na tarde de hoje, segundo dados atualizados em tempo real pela Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos.

São 22.993 vítimas fatais da covid-19 entre 510.108 pacientes, com uma taxa de letalidade global de 4,5%. São taxas entre 3 e 20 vezes maiores que a da mortalidade da gripe comum (0,13%) e da gripe H1N1 (0,2%).

O número de casos confirmados no Brasil nas últimas 24 horas pelo governo quebra uma sequência positiva no Brasil, que vinha diminuindo os novos diagnósticos durante a semana.

Em pronunciamento para todo o Brasil na última terça-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro minimizou o coronavírus e ordenou que a população “retorne à normalidade”, em uma medida que prioriza reduzir os efeitos da pandemia na economia. A declaração do presidente brasileiro contraria as recomendações médicas dos órgãos internacionais competentes.

Os estados brasileiros que contabilizam mortos em decorrência do coronavírus são: Amazonas (1), Ceará (3), Pernambuco (3), Rio de Janeiro (9), São Paulo (58), Goiás (1), Santa Catarina (1) e Rio Grande do Sul (1).

Casos graves em São Paulo

O secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann, disse na tarde desta quinta-feira (26) que os casos de pacientes graves internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) após serem infectados pela Covid-19 aumentaram 42% em 24 horas no estado de São Paulo.

“Os pacientes graves internados em UTI são agora 84. Neste último dia houve um acréscimo de 42%. Isso é mais ou menos característico da epidemia, ela tem dias de mais acréscimo e dias de menos acréscimo”, pontuou.

“De acordo com ele, esse crescimento de mortos e pacientes graves é característico de uma epidemia. “Nós éramos praticamente 90% dos casos do Brasil e agora nós somos 30% dos casos do Brasil. O que significa que existe uma expansão da epidemia de forma acelerada”, acrescentou.

Subnotificações

As denúncias de subnotificações crescem em todo o Brasil, com casos de mortes características de coronavírus que não entram nas estatísticas e sequer apresentam diagnóstico conclusivo sobre a causa do óbito. Apenas nesta quinta-feira, o Pragmatismo Político recebeu dezenas dessas denúncias através dos seus canais de comunicação (e-mail e redes sociais).

Ver essa foto no Instagram

Casos como esse estão sendo relatados em todo o Brasil. É muito grave! #Coronavirus

Uma publicação compartilhada por Pragmatismo Politico (@pragmatismopolitico) em

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS