Redação Pragmatismo
Saúde 17/Mar/2020 às 11:06 COMENTÁRIOS
Saúde

URGENTE: Brasil tem primeira morte por coronavírus; vítima tem 62 anos

Publicado em 17 Mar, 2020 às 11h06

Brasil tem o primeiro caso confirmado de morte por coronavírus; vítima é homem de 62 anos. Prefeito de São Paulo decreta situação de emergência na cidade. Chefe de pesquisa de vacina no Brasil está em isolamento

morte coronavírus brasil

A primeira morte de um brasileiro por coronavírus foi registrada nesta terça-feira (17) em São Paulo. A informação foi divulgada pelo governo estadual na manhã de hoje.

Segundo a coluna de Monica Bergamo, da Folha de S.Paulo, a vítima é um homem de 62 anos que foi atendido no hospital Albert Einstein. Ainda não há detalhes se ele viajou ao exterior ou se teve contato com alguém contaminado no Brasil.

De acordo com a Secretária Estadual de Saúde, o estado de São Paulo tem 152 casos confirmados da doença até esta segunda-feira, com mais 1.777 casos suspeitos de coronavírus. Em todo o Brasil, os casos já ultrapassam a marca de 300.

O Governo de São Paulo avalia que o surto de coronavírus deve durar “de quatro a cinco meses”. No entanto, as medidas restritivas adotadas pela administração estadual, como a suspensão das aulas e a restrição de eventos, não devem ser aplicadas durante todo este período.

O prefeito Bruno Covas, de São Paulo, decretou situação de emergência na cidade para enfrentar a crise provocada pelo coronavírus. A medida foi publicada no Diário Oficial desta terça.

Maiores detalhes sobre a morte do primeiro paciente brasileiro por coronavírus serão dados nas próximas horas numa coletiva com os médicos do centro que cuida de medidas para prevenir a doença.

Recomendação da OMS

Ainda nesta segunda, o governo estadual disse que “vai avaliar” a nova recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que todos os casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) sejam submetidos a exames laboratoriais. A afirmação foi feita pelo secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann.

Na sexta-feira (13) o governo de São Paulo havia anunciado que somente pacientes internados seriam submetidos ao teste laboratorial na rede pública. A mesma medida é atualmente adotada pelo governo federal, contrariando as recomendações da OMS.

Jorge Kalil isolado

Na última sexta-feira (13), o médico Jorge Kalil se dedicava profundamente aos estudos sobre a pandemia do novo coronavírus, no laboratório de imunologia do Instituto do Coração (Incor), do qual é diretor. Ele trabalhava em sua mais recente tarefa: a busca por uma vacina contra o covid-19.

O imunologista lidera uma equipe composta por cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e do Incor. Há duas semanas, pouco após o primeiro caso diagnosticado no Brasil, os especialistas tentam desenvolver uma forma de imunizar as pessoas.

Em meio às pesquisas para a vacina, o médico de 66 anos — os idosos fazem parte do grupo de risco — descobriu que pode ter contraído o novo coronavírus. Nesta segunda-feira (16), o filho dele, de 34 anos, foi diagnosticado com a covid-19, doença causada pelo vírus.

“Ele jantou na minha casa na última terça-feira, quando já estava com o vírus. Por isso, eu e minha esposa estamos em isolamento”, disse o rapaz em entrevista à BBC. Desde sábado (14), após o filho fazer os exames, Kalil e a esposa estão reclusos.

Recomendações

COMENTÁRIOS