Redação Pragmatismo
Direitos Humanos 30/Jan/2020 às 09:44 COMENTÁRIOS
Direitos Humanos

Espaço LGBT de Campina Grande promove seminário sobre Visibilidade Trans

Publicado em 30 Jan, 2020 às 09h44
Espaço LGBT de Campina Grande promove seminário sobre Visibilidade Trans
(Imagem: SECOM-PB)

O Centro Estadual de Referência dos Direitos de LGBT e Enfrentamento à LGBTfobia de Campina Grande (Espaço LGBT-Luciano Bezerra), serviço do Governo do Estado, promove nesta sexta-feira (31), às 14h, o II Seminário de Visibilidade Trans, para dialogar com a comunidade LGBT, especialmente com as pessoas trans, sobre a promoção de direitos, cidadania e resistências na contemporaneidade. O evento marca a data da Visibilidade Trans, que transcorre no dia 29 de janeiro.

As inscrições para o evento são gratuitas. A primeira mesa será sobre o “Acolhimento e Retificações de prenome e gênero da população Trans em Campina Grande”, com o escrevente autorizado do 1º Cartório de Registro Civil de Campina Grande, Hélio da Silva, o advogado do Espaço LGBT Camilo Diniz e o psicólogo Edivan Gonçalves Júnior, também do Espaço LGBT.

Em seguida, às 15h, a discussão será sobre “Vivências e Cotidianos: Relatos de uma transição”, com os debatedores Morgana Santos e Raí Barbosa de Lima, mediado pelo assistente social Edinaldo da Costa. Além disso, será debatido o engajamento do Espaço LGBT Luciano Bezerra, em promover os procedimentos administrativos por meio dos Cartórios de Registro Civil da cidade de Campina Grande nos processos de retificação de prenome e gênero, sem a utilização de ações judiciais.

Segundo o coordenador do Espaço LGBT de Campina Grande, o advogado Herry Charriery Santos, “o procedimento administrativo é rápido e seguro, e deve ser feito com base na autonomia da pessoa interessada (e maior de idade), que deverá declarar sua vontade de retificação de prenome e gênero perante o Cartório de Registro Civil, junto com a documentação exigida conforme o Provimento nº. 73/2018 do CNJ, independente de autorização judicial prévia ou comprovação de cirurgia”.

Ele explica que é preciso declarar a inexistência de um processo judicial em andamento com o objetivo de alterar o prenome ou o gênero no conjunto dos documentos civis. Desde a sua inauguração, no dia 15 de agosto de 2018, o Espaço LGBT de Campina Grande já realizou 22 retificações de prenome e gênero, e mais 9 procedimentos administrativos estão em andamento.

O Espaço LGBT é um serviço gratuito coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana. “Por meio do setor jurídico, o Espaço LGBT tem oferecido também assessoria jurídica para processos de violação de direitos de LGBT, casos de adoção por LGBT ou casais homoafetivos, divisão de bens, acesso a benefícios previdenciários, bem como, acompanhado a garantia do casamento civil ou união estável entre pessoas do mesmo sexo”, afirma a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura.

Em João Pessoa

A equipe do Espaço LGBT de João Pessoa fará uma ação educativa, neste dia 29 de janeiro, com distribuição de material educativo e de prevenção sobre infecção sexualmente transmissível (IST), HIV/Aids e hepatites virais, além de divulgação das atividades do Espaço LGBT nos principais espaços dos profissionais do sexo. Segundo o coordenador do Espaço LGBT de João Pessoa, Victor Pilato, a data é importante para dar visibilidade às demandas da população de travestis, mulheres transsexuais e homens trans.

Leia também: Colégio é denunciado por cancelar bolsas de estudo de estudantes gays

No Complexo Hospitalar Clementino Fraga, por meio do Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais, em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade, será apresentando o filme “Garota Dinamarquesa”, que narra a história de Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero, às 9h30, no auditório do Clementino Fraga, com a participação para debate de Natasha Maysa e Ricardo Oliveira. Aberto ao público e especialmente usuários do Ambulatório e do Hospital Clementino.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS