Redação Pragmatismo
Governo 24/Jan/2020 às 15:23 COMENTÁRIOS
Governo

Edital do governo proíbe Rock em concurso de bandas

Publicado em 24 Jan, 2020 às 15h23

O governo federal divulgou o edital do Prêmio de Apoio a Bandas de Música 2020. Entre as exigências, proíbe a participação de bandas de Rock. Novo presidente da Funarte já associou o rock a “planos soviéticos” para espalhar o comunismo pelo mundo

Dante Mantovani Jair Bolsonaro
Dante Mantovani e Jair Bolsonaro

Um edital da Funarte (Fundação Nacional das Artes) para promover a reposição de instrumentos de sopro em bandas restringiu a participação para grupos de um gênero musical popular: o rock.

O detalhe passaria despercebido. No entanto, a figura do novo presidente da Funarte, Dante Mantovani, deixa a situação ao menos irônica.

Isso porque Mantovani tem um vídeo publicado em seu canal do Youtube em que explica, com detalhes, como que bandas de rock foram “planos soviéticos” para espalhar o comunismo pelo mundo (veja aqui).

No vídeo, o presidente da Funarte comenta longamente sobre a Escola de Frankfurt e a relação dos filósofos com a cultura, em especial, a música. Para isso, exemplificou usando a banda inglesa The Beatles.

“Eles precisavam destruir as famílias americanas porque elas eram a sustentação do capitalismo”, diz, relacionando os quatro britânicos a um plano da União Soviética de dominação global.

O que cravou a análise de Dante Mantovani, no entanto, foi a associação em escala feita como conclusão de suas ideias: “O rock ativa as drogas, que ativa o sexo, que ativa a indústria do aborto”, comenta.

Segundo o edital deste ano, são elegíveis conjuntos de bandas municipais, bandas sinfônicas e de concerto, bandas filarmônicas, sociedade musical e orquestra de sopro. Serão disponibilizados cerca de 5 milhões de reais para a “ampliação ou reposição do instrumental”.

Nota da Funarte

No fim da tarde de quinta-feira 23, a Funarte divulgou uma nota de esclarecimento endereçada inicialmente ao colunista Lauro Jardim, que primeiro publicou a notícia, e depois aos demais veículos que repercutiram a informação.

Segundo a nota, o edital do prêmio não permite a participação de nehuma banda não civil “tradicional”, ou seja, que não realize “trabalho de formação musical, que qualifica artistas para orquestras”.

O texto diz também que o edital do evento de 2020 é muito semelhante aos de outros anos. “A Funarte realiza o Projeto Bandas (do qual faz parte essa ação) há 44 anos, desde 2007 por edital, com os mesmos critérios atuais. A redação atual é quase igual nas três versões anteriores, 2007, 2010 (Procultura) e 2012, não sendo absolutamente uma novidade da gestão Dante Mantovani”.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS