Redação Pragmatismo
Cinema 14/Jan/2020 às 12:04 COMENTÁRIOS
Cinema

'Democracia em vertigem' é indicado ao Oscar e irrita Jair Bolsonaro

Publicado em 14 Jan, 2020 às 12h04

Documentário brasileiro 'Democracia em vertigem' é indicado ao Oscar 2020, premiação mais importante do cinema internacional. Filme mostra o processo de impeachment de Dilma Rousseff e a crise política no Brasil. Irritado, Jair Bolsonaro dispara contra a obra

democracia em vertigem

O documentário “Democracia em vertigem”, da diretora brasileira Petra Costa, foi indicado a melhor documentário no Oscar 2020. O filme é impactante e mostra o processo de impeachment de Dilma Rousseff e a crise política no Brasil, e foi lançado pela Netflix em junho de 2019.

Nas redes sociais, Petra Costa celebrou a indicação do documentário ao Oscar 2020. “Estamos absolutamente emocionados e extasiados por nossos colegas terem reconhecido a urgência deste filme, e honrados por estarmos na companhia de documentários tão importantes.”

A diretora mineira Petra Costa, de 36 anos, assinou os documentários “Elena” (2012) e “Olmo e a gaivota” (2014), premiados respectivamente nos festivais de Brasília e do Rio. Esta é sua primeira indicação ao Oscar.

A cerimônia dos melhores do cinema acontece no dia 9 de fevereiro em Los Angeles. Confira todos os filmes que concorrem ao Oscar 2020 na categoria ‘Melhor Documentário’:

♦ “American factory”
♦ “The cave”
♦ “Democracia em vertigem”
♦ “For Sama”
♦ “Honeyland”

Jair Bolsonaro

Nesta terça-feira (14), o presidente Jair Bolsonaro classificou o documentário ‘Democracia em vertigem’ como ficção e disse que a obra é boa “para quem gosta do que urubu come”.

Em entrevista na saída do Palácio da Alvorada, Bolsonaro foi perguntado se tinha algum comentário sobre a indicação do filme ao prêmio mais famoso da indústria cinematográfica.

“Ficção. Para quem gosta de, para quem gosta do que urubu come, é um bom filme”, respondeu Bolsonaro, aparentemente irritado. Questionado se tinha assistido o documentário, o presidente respondeu: “Eu vou perder tempo com uma porcaria dessa?”

Assista ao trailer oficial:

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS