Redação Pragmatismo
Desigualdade Social 19/Jul/2019 às 12:22 COMENTÁRIOS
Desigualdade Social

“Falar que se passa fome no Brasil é uma grande mentira”, diz Bolsonaro

Publicado em 19 Jul, 2019 às 12h22

Presidente Jair Bolsonaro critica "programas de bolsas" e afirma que é mentira que as pessoas no Brasil passam fome. Declaração foi dada ao ser questionado por jornalista estrangeiro

jair bolsonaro passar fome no Brasil
Jair Bolsonaro em café da manhã com jornalistas estrangeiros (Foto de Marcos Corrêa/PR)

Em café da manhã com jornalistas estrangeiros, na manhã desta sexta-feira (19), o presidente Jair Bolsonaro disse que é mentira que as pessoas no Brasil passam fome.

“O Brasil é um país rico para praticamente qualquer plantio. Fora que passar fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem, aí eu concordo. Agora, passar fome, não. Você não vê gente, mesmo pobre, pelas ruas, com físico esquelético, como a gente vê em alguns outros países pelo mundo”, afirmou Bolsonaro.

A fala foi uma resposta do presidente ao correspondente do jornal espanhol “El País” sobre planos do governo federal para dar suporte ao aumento da pobreza e da fome no país. Bolsonaro também criticou governos anteriores, que segundo ele criaram “um país das Bolsas”.

Os programas “de bolsas” criticados por Jair Bolsonaro foram amplamente elogiados internacionalmente e tiraram milhões de pessoas da pobreza. Pela primeira vez, por causa dos programas, o Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU.

SAIBA MAIS:
2014 — Brasil é o país que mais reduziu fome no mundo, diz ONU
2017 — The Guardian: Brasil corre riscos de voltar ao Mapa da Fome
2018 — Pobreza extrema no Brasil voltou ao patamar de 12 anos atrás

“Esses políticos que criticam a questão da fome no Brasil, no meu entender, tem que se preocupar, estudar um pouco mais as consequências disso. Lá, é precipitação pluviométrica [chuva] é menor que do Sertão nordestino. Eles conseguem não só garantir sua segurança alimentar, como exportar parte para a Europa. Falar que se passa fome no Brasil é discurso populista, tentando ganhar simpatia popular, nada além disso”, enfatizou.

De acordo com a mais recente pesquisa de Segurança Alimentar do IBGE, uma a cada cinco famílias brasileiras ainda tem restrições alimentares ou preocupação com a possibilidade de não ter dinheiro para pagar comida.

Relatório do Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe 2018, divulgado em novembro do ano passado, apontou o crescimento da fome no Brasil. O estudo estimou que a desnutrição alcançou até 5,2 milhões de brasileiros entre 2015 e 2017, ante os 5,1 milhões calculados para os triênios 2014-2016 e 2013-2015 e os 5 milhões, de 2010-2012. No triênio 2000-2002, 18,8 milhões de brasileiros sofriam com a fome.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS