Redação Pragmatismo
Cinema 06/Jun/2019 às 13:00 COMENTÁRIOS
Cinema

Netflix divulga trailer de "Democracia em Vertigem" e deixa a internet em alvoroço

Publicado em 06 Jun, 2019 às 13h00

Netflix lança trailer de "Democracia em Vertigem", que estreia no dia 19 de junho. Longa foi aclamado internacionalmente

Netflix trailer democracia em Vertigem deixa a internet em alvoroço
Cena de Democracia em Vertigem (Imagem: Captura de tela)

RBA

A gigante do streaming de filmes e séries Netflix anunciou o lançamento do documentário Democracia em Vertigem, da cineasta brasileira Petra Costa, no próximo dia 19.

O longa retrata como o sistema político brasileiro entrou em colapso após o impeachment de Dilma Rousseff (PT), em 2016, culminando, no ano passado, na eleição de um governo de extrema-direita com Jair Bolsonaro (PSL).

Após sua estreia no Festival de Sundance (leia cardápio do site do festival, em inglês), nos Estados Unidos, o jornal The New York Times teceu elogios sobre o longa.

Um documentário absolutamente vital (…) Petra usa seu filme para explicar a história complicada do Brasil e avisar que mesmo uma democracia aparentemente estável e próspera pode cair no caos em instantes”, disse o crítico Noel Murray. Já a revista Variety posicionou a cineasta em uma lista de “10 documentaristas para assistir em 2019”.

A crítica mais chocante veio do portal também norte-americano Indie Wire: “Uma visão assustadoramente pessoal sobre o início de uma ditadura de extrema-direita”.

Petra Costa aproveitou o envolvimento de sua família com setores políticos para aprofundar as relações de poder em sua obra. O acesso a este mundo garante uma visão pessoal para explorar a crise política instalada no país.

O tom pessoal aparece já no trailer divulgado hoje. “Eu e a democracia brasileira temos quase a mesma idade. Eu achava que nos nossos 30 e poucos anos, estaríamos pisando em terra firme. Eu tinha 19 anos quando o Lula foi eleito. Me lembro da euforia. Parecia um grande passo para a nossa democracia. Milhões de pessoas saíram da pobreza, a taxa de desemprego atingiu o menor índice da história e o Brasil emerge como um dos protagonistas no cenário mundial”, afirma a cineasta.

Entretanto, algo mudou neste caminho. “Todos nós seremos julgados pela história”, afirma a primeira presidenta da história do Brasil, Dilma Rousseff. Petra segue: “Algo no nosso tecido social começa a mudar. O país se divide e esse muro da lugar a um abismo”.

Assista ao trailer

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS