Redação Pragmatismo
Justiça 13/Jun/2019 às 10:42 COMENTÁRIOS

Celso Daniel e EUA: as dúvidas que surgem após os novos diálogos divulgados da Lava Jato

Deltan Dallagnol cita "articulação com americanos" e Sergio Moro manda procurador investigar "caso Celso Daniel". Pedido foi feito ao ex-juiz da Lava Jato por ex-deputada federal do PSDB, que hoje é senadora. Diante dos novos trechos divulgados pelo The Intercept, algumas dúvidas surgem

Sergio Moro Mara Gabrilli diálogos
Sergio Moro e Mara Gabrilli (imagem/reprodução/diversidadejá)

Nesta quarta-feira (12), o The Intercept divulgou novos trechos dos diálogos que serviram como base das quatro primeiras reportagens publicadas pelo site no último domingo.

As conversas ocorreram de outubro de 2015 a setembro de 2017. “Publicamos apenas os trechos das conversas que basearam as revelações do domingo, agora no seu contexto completo — algo que não cabe numa reportagem. Não se trata das conversas completas entre Moro e Dallagnol ou do grupo FT MPF Curitiba 2, também citado no texto”, alerta o portal.

Nos diálogos, o procurador Deltan Dallagnol chama Sergio Moro de “o cara” e tece diversos elogios à popularidade do ex-juiz. A Constituição diz que a “independência funcional” é um princípio institucional do Ministério Público.

Nas conversas, Dallagnol cobra de Moro uma defesa maior em relação ao pacote de leis conhecido como 10 medidas anticorrupção. As mensagens também detalham um pedido feito a Sergio Moro para ajudar no caso Celso Daniel e falam em “articulação com os americanos”.

A respeito do caso Celso Daniel, Moro encaminha para Dallagnol um pedido que havia recebido da ex-deputada e hoje senadora Mara Gabrilli (PSDB) (imagem acima). “Eu tô com muito medo que aconteça alguma coisa com o publicitário Marcos Valério e nunca iremos desvendar esse mistério [morte de Celso Daniel]. Ontem, ele me procurou pedindo que conversasse com o Rodrigo Janot para reenviar os procuradores do MPF. Me ajuda, o que faço?”, escreveu a senadora para Moro.

Moro pede para Dallagnol averiguar o caso, e o procurador responde que havia falado ‘com Diogo, que checará’ — provavelmente em referência ao procurador Diogo Castor de Mattos, que deixou a Lava Jato em abril de 2019. A senadora Mara Gabrilli está nos Estados Unidos esta semana e ainda não se pronunciou sobre as mensagens vazadas.

O Intercept também divulgou o que seria a resposta de Deltan à suposta pergunta de Moro: “Não é muito tempo sem operação?”. O procurador da Lava Jato, segundo as mensagens transcritas, escreve:

“É sim. O problema é que as operações estão com as mesmas pessoas que estão com a denúncia do Lula. Decidimos postergar tudo até sair essa denúncia, menos a do Tacla pelo risco de evasão, mas ela depende de articulação com os americanos.”

“Tacla” é o ex-advogado da Odebrecht Rodrigo Tacla Durán — o homem que Sergio Moro tentou prender, não conseguiu e é considerado o pesadelo do ex-juiz da Lava Jato. Saiba mais:

“A Odebrecht me ofereceu 15 anos de salário para eu fazer delação”
Por que o diálogo entre Moro e Zucolotto nunca foi divulgado?

Rosângela Moro abre empresa com amigo acusado de cobrar propina

Mais cedo, o The Intercept cedeu ao jornalista Reinaldo Azevedo, da BandNews FM, trechos de mensagens que revelam que Luiz Fux era um dos contatos de Moro e Dallagnol no STF. Veja:

Novo diálogo mostra que ministro Luiz Fux estava “fechado” com Sergio Moro e Dallagnol

Por fim, algumas questões surgem diante dos novos trechos divulgados. Por que Dallagnol conversava reservadamente com Fux? Por que Moro disse confiar em Fux? Por que Sergio Moro, a quem caberia apenas julgar, ordena que Dallagnol investigue o pedido da senadora do PSDB sobre o caso do ex-prefeito Celso Daniel (PT)? Por que Dallagnol cita “articulação com americanos” ao tratar do advogado Rodrigo Tacla Durán, que estava na Espanha?

CONFIRA A ÍNTEGRA DO QUE FOI REVELADO ATÉ AGORA:
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

Comentários

  1. chichano goncalvez Postado em 05/Jul/2019 às 16:21

    Não tenho duvida: estamos sendo desgovernado por uma quadrilha, jamais vista na historia deste pais.

  2. Apocalipsis 13 Postado em 05/Jul/2019 às 16:21

    https://uploads.disquscdn.com/images/53e1d62c49f5a0d4f7adbe9015eb757669c0e44acc77878c5e3916e64ba02be1.png

    • Karolzinha Postado em 06/Jul/2019 às 19:07

      Olha só https://disq.us/url?url=https%3A%2F%2Fnoticias.r7.com%2Fprisma%2Fr7-planalto%2Fvideos%2Fvideo-mostra-moro-e-bolsonaro-no-mane-garrincha-13062019%3ANTJDW_MWCqwvjkOOydh_LRmFDMU&cuid=5373067

  3. Guerreiro Genuíno Postado em 05/Jul/2019 às 16:21

    alguém duvida que sérgio moro mandou matar celso daniel porque ele sabia sobre o teori????

  4. C.Poivre Postado em 06/Jul/2019 às 19:07

    Os cúmplices dos criminosos da "Farsa a Jato" estão divulgando versões adulteradas da #Vazajato. Bandidagem típica desta gentalha: https://www.blogdobg.com.br/versoes-adulteradas-de-conversas-entre-moro-e-dallagnol-comecam-a-circular-em-redes-sociais/ #ForaBozo

  5. felipe souza Postado em 06/Jul/2019 às 19:07

    No Brasil prender corrupto é errado. Por isso o país é uma merda,o Brasil não merece a lava jato,o povo merece passar fome e caçar cachorro pra comer,bando de esquerdistas idiotas.

  6. Mone Postado em 05/Jul/2019 às 16:21

    Se a Constituiçãõ cidadã de 1988 , resultado de um estado democrático de direito ,foi feita apenas para'' ingles ver'' ( fim do século XVIII e século XIX as leis faz de conta ,só para atender a Inglaterra), então ,tudo pode , inclusive ignorá-la e fazer de conta que a mesma não existe , atacar a corrupção é uma necessidade inadiável , apesar de saber-se que ela existe ,entranhada na cultura do Brasil ,do monte Oiapóque ao arroio Chuí, e não é com uma lava jato dessa, completamente confusa ,contaminada,infectada, falsificada,enfêrma com juiz Moro e procurador Dallagnol fazendo pouco caso da Constituição , que vai se resolver esse grave problema, precisa-se ser justo,com tudo e com todos , coisa que a lava jato nunca foi.Usou da tendenciosidade e inviabilizou a veracidade dos fatos, esse problema esta no Brasil inteiro , então é uma resolução que deve ser perseguida pela justiça do Brasil inteiro , quando a insistência é grande em se manter num devido estado , há que se interrogar o por que , e se desconfiar dessa insitência. Lembrei de Gaspar Barléu, da corte do príncipe Maurício de Nassau ,em 1647, nos seus escritos diz:"Não Existe Pecado ao Sul do Equador"pois corria na Europa, durante o século 17, a crença de que aquém da linha do Equador ,não existe nenhum pecado,"era como se a linha que divide o mundo em dois hemisférios ,também separasse a virtude do vício'".Reflete portanto a realidade amarga desregrada, permissivia e egoísta, o clima anárquico -os "desmandos da luxúrias e da cobiça" de que fala Paulo Prado em "Retrato do Brasil"como bem colocou o historiador S.Buarque de Holanda .Foi a súbita percepção do uso diametralmente oposto que pai e filho -historiador e poeta- fizeram da, epressão,:''não existe pecado abaixo do Equador'' Na poética de Chico Buarque, porém, o sinal se inverte, como grande artista que é ,tira da realidade factual , e leva com grandeza e determinação para a fantasia e imaginação da ARTE. A ausência da noção de pecado não reflete mais a nossa incapacidade secular de criar uma ética cívica e um Estado moderno - de estabelecer regras impessoais que tornem a nossa convivência menos violenta, iníqua e precária-, mas passa a ser vista como a senha da realização terrena vedada ao puritano -a busca do prazer sem peias e sem culpa ,necessário se faz perceber do uso diametralmente oposto que pai e filho -historiador e poeta- fizeram dela. Tudo leva a crêr que juiz MORO (aquêle que é ''Conge''de Rosângela ,e que tem algumas ''rugas'' com Rodrigo Maia , tem tese de doutorado, na biblioteca da Universidade Federal do Paraná cuja “revisão do testo” ele agradece Walter Pelegrini e não esquece de agradecer ao “amigo João Pedro Gebran Neto”).Para o Dr MORO ,e seus colaboradores "não existe pecado abaixo do Equador ,ficando entre Arte e realidade ,quando lhes convém, onde ARTE e FATO se embaralham,para atender ao seu DESEJO Fonte de pesquisa- A cultura brasileira-AZEVEDO,Aluisio de

  7. Mone Postado em 05/Jul/2019 às 16:21

    Todos nós, do monte Caburaí, em Roraima, ao arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, somos regidos pela LEI maior do país que é a CONSTITUIÇÃO, que é aConstituição cidadã de 1988, a ela devemos respeito e obediência.Portanto , fatos não são tratados investigados ,conduzidos ,de acordo com desejos , visão e decisão de alguns ,mas como a Carta Magna determina

  8. Mone Postado em 05/Jul/2019 às 16:21

    Gaspar Barléu, teólogo e historiadorséculo holandês, no 17,dizia "Não Existe Pecado ao Sul do Equador"pois "corria na Europa, , a crença de que aquém da linha do Equador não existe nenhum pecado,como se a linha que divide o mundo em dois hemisférios também separasse a virtude do vício'". Uso diametralmente oposto de tal expressão, faz Sérgio Buarque pai e filho Chico Buarque -- .Sérgio Buarque,como historiador ,entende que a máxima tem conotação fortemente negativa, ela reflete a realidade amarga do ambiente de desregramento, permissividade e egoísmo anárquico -os "desmandos da luxúria e da cobiça".Na poética de Chico Buarque, porém, o sinal se inverte, a canção nos convida a desfrutar o instante .Onde o historiador lamenta, o compositor festeja. Na ARTE não há limites , nela tudo divinamente , maravilhosamente é permitido e a permissividade é festejada.Já a realidade factual impõe leis , normas , procedimentos ,limites. O ''juiz MORO'' escolheu de acordo com o seu desejo ,sua ótica e sua vontade,manipulando fatos, dissimulando ,ficando com A ARTE-FATOS

    • Guerreiro Genuíno Postado em 06/Jul/2019 às 19:07

      Novo pra chupinhar né? Aí quando tira 3 linhas da própria cabeça acaba defecando Nossa....é se não bastasse, DD está festejando JUNTO isso normal. A novidade é ainda haja " do processo aparenta estar tão feliz e excitado quanto o menino assumir isso às claras: ""eu fecho os olhos pra tratorizaparte conduta do Moro? Tá sem nenhum texto que DD com o anuncio da parceria?sobre COM xO JUIZ do processo? E o ""ainn ki legau que Moro/LJ são o dizer qção da ética e " vazou Lava-Jato que eu estou lendo? m gente que eu não gosto.....se for pra tirar do caminho gente que eu não gosto lado Eu acho unir a sua causa? Como a voz de ". Não

  9. Mone Postado em 05/Jul/2019 às 16:21

    Não Existe Pecado ao Sul do Equador Chico Buarque Não existe pecado do lado de baixo do equador Vamos fazer um pecado rasgado, suado, a todo vapor Me deixa ser teu escracho, capacho, teu cacho Um riacho de amor Quando é lição de esculacho, olha aí, sai de baixo Que eu sou professor Deixa a tristeza pra lá, vem comer, me jantar Sarapatel, caruru, tucupi, tacacá Vê se me usa, me abusa, lambuza Que a tua cafuza Não pode esperar Deixa a tristeza pra lá, vem comer, me jantar Sarapatel, caruru, tucupi, tacacá Vê se me esgota, me bota na mesa Que a tua holandesa Não pode esperar Não existe pecado do lado de baixo do equador Vamos fazer um pecado, rasgado, suado a todo vapor Me deixa ser teu escracho, teu cacho Um riacho de amor Quando é missão de esculacho, olha aí, sai de baixo Que eu sou embaixador

  10. Marcio Postado em 05/Jul/2019 às 16:21

    Quem mandou matar Celso Daniel tem nove dedos, gosta de cachaça é o maior ladrão do mundo.