Redação Pragmatismo
Política 25/Jun/2019 às 19:30 COMENTÁRIOS

Carla Zambelli pede áudios a Glenn Greenwald e recebe resposta indigesta

Deputados bolsonaristas se ausentaram de audiência com Glenn Greenwald na Câmara dos Deputados. Horas depois, alguns apareceram para xingar e tentar intimidar o jornalista. Uma delas foi a deputada Carla Zambelli (PSL), que recebeu resposta indigesta

Glenn Greenwald Carla Zambelli
Glenn Greenwald e Carla Zambelli (PSL-SP)

O jornalista Glenn Greenwald enfrentou tentativas de intimidação de parlamentares partidários do governo Jair Bolsonaro (PSL), em sessão hoje (25) na Câmara dos Deputados, em audiência na Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

Glenn falou sobre o escândalo conhecido como Vaza Jato, que revelou relações promíscuas entre o ministro Sergio Moro e procuradores do Ministério Público que atuavam na Operação Lava Jato.

Na época, Moro era juiz de primeira instância em Curitiba e se empenhou em conduzir a acusação contra Lula, para depois julgá-la, ferindo princípios legais.

No início, a audiência com o jornalista foi marcada pela ausência de deputados da base de apoio do governo, que dá apoio a Moro e a Lava Jato. Já depois de mais de duas horas, três bolsonaristas chegaram.

Eles atacaram Glenn com temas diversos. Disseram que ele era criminoso, deveria ser preso, chamaram de militante, de aliado da Rússia, do Ebay, entre outras.

Por fim, os parlamentares bolsonaristas pediram “provas” do conteúdo, exigiram “áudios que comprovassem” as acusações. Quem cobrou áudios foi a deputada Carla Zambelli (PSL-SP).

O jornalista, que é norte-americano, vencedor das mais altas honrarias da profissão, como os prêmios Pulitzer e o Esso, respondeu firme, mas calmo para também não errar no português.

“Jornalista não recebe ordem do governo de como se reportar. Não recebe ordem de nenhum partido, muito menos do seu. Jornalistas, em democracia, não entregam material para polícia. Fazemos o que jornalistas fazem em uma democracia. Nós vamos divulgar os áudios, quando estiverem jornalisticamente prontos, e você vai se arrepender muito de ter pedido isso!”

Após a resposta direta de Glenn, Carla Zambelli. se retirou da sala.

VÍDEO:

Outra que atacou Glenn foi a Policial Kátia Sastre (PR-SP). Ela também reforçou que o jornalista deveria ser preso por “divulgar conteúdos de hackers”. Glenn respondeu com muito mais ponderação do que a exaltada ex-policial militar de São Paulo. Infelizmente, ela estava o tempo todo no celular e não escutou devidamente o jornalista.

“Agradeço a deputada do governo, mas ela está no telefone”, reclamou. “Pelo menos ela teve coragem de vir falar na minha cara, ao contrário da grande maioria dos membros do partido que estão escondidos atrás dos computadores. Ela me acusou de ser criminoso, disse que eu deveria sair preso daqui. Mas o que falta no discurso dela? Evidências, uma acusação. Não tem. Tem apenas a tática da intimidação”, completou.

Ao vivo:

RBA

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

Comentários

  1. elaine souza bim Postado em 06/Jul/2019 às 19:07

    Verdevaldo não é jornalista ele é um ativista de esquerda empenhado com uma única missão: desacreditar a Lava a Jato e soltar o Líder da ORCRIM, Gilmar Mendes também tem esta intenção, resultado: não deu certo para nenhum deles!

  2. Alexandre Souza Postado em 06/Jul/2019 às 19:07

    Essa esquerda brasileira é um lixo.

  3. Mlima Guerreiro Tricolor Postado em 06/Jul/2019 às 19:07

    Jornalista faz isso que ele FALOU...BANDIDO FAZ ISSO QUE ELE FEZ! ELE VAI SE ARREPENDER DE TER FEITO O QUE FEZ!

  4. Geraldo Franco Postado em 06/Jul/2019 às 19:07

    UM JOVEM ADVOGADO E JORNALISTA NORTE AMERICANO ESTÁ ENSINANDO ÉTICA E MORAL AOS BRASILEIROS, JORNALISTAS OU NEM TANTO... TOMARA QUE APRENDAM UM POUQUINHO!

  5. Sheila Schneiberg Postado em 06/Jul/2019 às 19:07

    #DeportaGlennGreenwald Ele é um jornalista não bem vindo nos EUA e na Inglaterra, seus prêmios atualme te são contestados bem como a sua falta de caráter. Basta ouvir ele falando para sentir total parcialidade. #DeportaGlennGreenwald Sai do Brasil! Coisa ruim

  6. Jose Sampaio Postado em 06/Jul/2019 às 19:07

    Esse cidadão vem pra cá defende a quadrilha que estava no poder e ainda ameaça uma deputada ,que bosta de pais é esse que todo mundo faz o que quer

  7. Fabiano Ferraz Postado em 06/Jul/2019 às 19:07

    Esse repórter esquerdista com certeza está a mando de partidos com medo da Lava Jato, essa que não é do Juiz Sérgio Moro, e sim de profissionais das polícias e justiça brasileira. Só no Brasil mesmo um "gringo" junto com hackers, solta reportagens com intuito de desmoralizar uma investigação que revelou o maior caso de corrupção do país e muitos o acompanham... Lamentável.

  8. Lourdes Amorim Rocha Postado em 05/Jul/2019 às 16:20

    Depois de ouvir a forte resposta de Gleen, ela vazou do recinto muito sem graça, kkkk...

  9. Eduardo Ribeiro Postado em 05/Jul/2019 às 16:20

    Ei....Pai Glenn....pega mais leve com a pobre coitada...ela é limitada, despreparada, paraquedista....não humilha assim não.... https://uploads.disquscdn.com/images/ac741931b696c724d14e383705cf3a238ba1f44758b91eb0c668c2f3cc1f7256.jpg

    • Gueorgui Júkov Postado em 06/Jul/2019 às 19:07

      Mãe Glenn...vc quis dizer, né? Ele esta sendo investigado...

  10. James Tiago Postado em 05/Jul/2019 às 16:20

    Porcaria de jornal de esquerda.

  11. Paulo Souza Postado em 05/Jul/2019 às 16:20

    A esquerda se agarra as leis, ética, moral etc para atacar Sérgio Moro mas não tem qualquer pudor para usar grampos ilícitos obtidos de forma criminosa para defender um bandido condenado em 3 instâncias.