Redação Pragmatismo
América Latina 30/Abr/2019 às 09:34 COMENTÁRIOS
América Latina

Leopoldo López sai da prisão e Venezuela sofre tentativa de golpe

Publicado em 30 Abr, 2019 às 09h34

Situação na Venezuela neste momento é de confronto e tensão. Líder da oposição Leopoldo López deixa prisão em circunstâncias mal esclarecidas. Guiadó posa ao lado de desertores militares. Governo Maduro reage

tentativa de golpe venezuela
Guaidó aparece em vídeo. Ao fundo do lado direito, seu mentor Leopoldo López

Juan Guaidó, presidente autoproclamado da Venezuela, fez uma série de tuítes nesta terça-feira (30) afirmando que alguns militares passaram a apoiá-lo para depor Nicolás Maduro da presidência do país.

“Hoje, os soldados valentes, os patriotas, os valentes homens apegados à nossa constituição atenderam ao nosso chamado […] O primeiro de maio começa hoje. Hoje acaba a usurpação”, diz Guaidó em um vídeo gravado ao lado de militares venezuelanos.

No vídeo também está Leopoldo López, líder da oposição e presidente do partido de Guiadó que estava em prisão domiciliar. Ele foi libertado por conta de um falso “indulto presidencial” de Guaidó, segundo informações da agência AFP.

Em outras publicações, Guaidó chama o povo para ir às ruas para “recuperar a liberdade” do país. “Povo da Venezuela, começou o o início do fim da usurpação. Neste momento estou com as principais unidades militares das nossas Forças Armadas para dar início a fase final da Operação Liberdade”, foi o primeiro tuite feito pelo venezuelano.

“As Forças Armadas nacionais tomaram a decisão correta e têm o apoio do povo venezuelano, respeitando nossa constituição, com a garantia de que estarão do lado certo da história”, completou.

Depois de seu discurso, ele apareceu cercado por um grupo de soldados em uma via de Caracas e convocou soldados e civis para acompanhá-lo, segundo testemunhas da Reuters.

Tentativa de golpe

O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino, disse rejeitar o movimento de tentativa de golpe que ele disse buscar preencher o país com violência.

De acordo com a Reuters, o governo de Maduro está confrontando um pequeno grupo de “traidores militares” que estão buscando promover um golpe, disse o ministro da Informação, Jorge Rodríguez, nesta terça-feira, também no Twitter.

Em algumas ruas ao leste da capital venezuelana, pessoas se deslocavam muito cedo para seus empregos, e o metrô funcionava. A via que circunda a base aérea de La Carlota foi bloqueada por caminhões e ônibus.

Confrontos

Ainda nesta manhã, foram registrados conflitos na capital venezuelana, Caracas, onde houve disparo de bombas de gás. Até a última publicação desta reportagem, não havia informações sobre se os conflitos envolviam militares fiéis a Maduro ou apoiadores de Guaidó.

Golpes ligados ao Petróleo

Dez de dez golpes de Estado que aconteceram nos últimos tempos estavam ligados à questão do petróleo. E a Venezuela é dona das maiores reservas de petróleo do planeta.

Mesmo em países conduzidos por déspotas reconhecidos, sua deposição legou uma realidade muito mais cruel e despótica. Saiba mais:

Os 10 últimos golpes de estado estavam ligados ao petróleo

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS