Redação Pragmatismo
América Latina 17/Abr/2019 às 13:06 COMENTÁRIOS
América Latina

Ex-presidente Alan Garcia comete suicídio antes de ser preso no Peru

Publicado em 17 Abr, 2019 às 13h06

Ex-presidente peruano Alan Garcia comete suicídio antes de ser preso por ordem da Justiça por supostos crimes de corrupção ligados ao caso da Odebrecht. Garcia foi encontrado ferido, ainda com vida, e levado ao hospital em meio a grande confusão

Ex-presidente Alan Garcia suicídio preso no Peru
Alan Gabriel Ludwig García Pérez, advogado e ex-presidente do Peru (Imagem: Fabiano Pool | Getty)

O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira (17/04), aos 69 anos, após disparar contra a própria cabeça durante uma operação para prendê-lo em Lima, em um desdobramento das investigações do caso Odebrecht.

Alan García se encontrava em estado crítico em um hospital da capital peruana. A informação foi confirmada pela imprensa local.

García ia ser preso preventivamente por dez dias e estava sendo investigado em um processo que averigua o pagamento de subornos da construtora Odebrecht a políticos no Peru.

Os policiais afirmam que o ex-presidente se trancou num quarto, ao ver que iria ser detido, e tentou suicídio. O advogado de García, Erasmo Reyna, confirmou à imprensa que o ex-mandatário tentou se matar.

O Ministério da Saúde do Peru confirmou, em nota, que García havia dado entrada em estado crítico com uma perfuração na cabeça.

“O ex-presidente Alan García ingressou no hospital de emergências José Casimiro Ulhoa (…) às 6h45 [8h45 em Brasília] com um diagnóstico de impacto de bala, entrada e saída, na cabeça”, dizia o comunicado, que acrescentava que o político estava em cirurgia, feita por uma equipe de quase 30 médicos.

Durante a operação, García sofreu três paradas cardiorrespiratórias.

García foi presidente do país em duas oportunidades: entre julho de 1985 e julho de 1990, e entre julho de 2006 e julho de 2011.

O ex-mandatário ia ser preso preventivamente por dez dias e estava sendo investigado em um processo que averigua o pagamento de subornos da construtora Odebrecht a políticos no Peru. O ex-presidente Pedro Pablo Kuczinski foi preso na semana passada, dentro do mesmo caso.

Em novembro de 2018, a Justiça peruana decidiu que García não poderia sair do país. O ex-presidente tentou asilo diplomático na Embaixada do Uruguai, o qual foi recusado pelo governo do país em dezembro.

Agência Brasil

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS