Redação Pragmatismo
Mundo 08/Mar/2019 às 16:33 COMENTÁRIOS
Mundo

8 notícias que marcaram o Brasil e o mundo durante o carnaval

Publicado em 08 Mar, 2019 às 16h33

Cura da aids; Bolsonaro; Guaidó. No Brasil, é comum o clichê que o ano só começa depois do Carnaval. Portanto, confira 8 notícias que podem ter passado batido por quem estava concentrado na folia

notícias marcaram Brasil mundo durante o carnaval
Boneco gigante de Bolsonaro no Carnaval de Pernambuco (Imagem: Diego Herculano | AP)

No Brasil, é comum o clichê que o ano só começa depois do Carnaval. Para alguns foliões, então, a quarta-feira de Cinzas (6) pode ser marcada como o início de 2019.

Isso não quer dizer, contudo, que enquanto o brasileiro aproveitava os bloquinhos e os desfiles das escolas de samba, o mundo aguardava.

Confira 8 notícias que marcaram o Brasil e o mundo durante o Carnaval, e que podem ter passado batido por quem estava concentrado na folia.

1. A situação da Venezuela continua sob tensão

De volta à Venezuela desde a última segunda-feira (4), o presidente autoproclamado Juan Guaidó tenta organizar uma greve geral no setor estatal para enfraquecer o regime do ditador Nicolás Maduro.

Guaidó estava impedido de deixar a Venezuela, mas não respeitou a ordem de tribunal e visitou países na América do Sul, como a Colômbia, Brasil, Paraguai, Argentina e Equador, nas últimas semanas.

O seu retorno para Caracas aconteceu de forma pacífica. O presidente interino não sofreu qualquer dificuldade e foi recebido por multidões no aeroporto da capital. Em discurso para os apoiadores, Guaidó afirmou que “vamos com tudo até garantir a liberdade para o nosso país”.

2. O presidente da Vale foi afastado da direção da empresa

O Conselho de Administração da mineradora Vale decidiu acatar integralmente pedido do Ministério Público Federal e Polícia Federal e afastou o presidente da companhia, Fabio Schvartsman, e outros executivos no último sábado (2).

Em comunicado confirmando o afastamento, Schvartsman afirma que desde o dia 25 de janeiro, quando ocorreu a tragédia em Brumadinho (MG), vem dedicando “todos os minutos de meus dias e noites, no limite máximo de minhas forças” para o atendimento às vítimas e apuração dos fatos.

O desastre deixou pelo menos 182 mortos confirmados e mais de 100 desaparecidos. A Vale ainda não apontou motivos para o desastre socioambiental. Autoridades ainda investigam o que pode ter causado o acidente.

3. Pesquisa sobre Aids avança e cura do HIV é alcançada em 2º paciente

Um paciente soropositivo parece ter sido curado da infecção por HIV, vírus que causa a aids. Este é segundo caso de sucesso. Há 12 anos, Timothy Ray Brown, chamado de “paciente de Berlin”, foi o 1º paciente livre da doença. A notícia que pode revolucionar o tratamento foi divulgada na última terça-feira (5) pela revista científica norte-americana Nature.

4. O presidente Jair Bolsonaro anunciou a “Lava-Jato da Educação”

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na última segunda-feira (4) uma frente interministerial para investigar os gastos com educação no País. Pelo Twitter, ele comunicou a criação da “Lava-Jato da Educação”, somando os esforços do Ministério da Educação, do Ministério da Justiça, da Polícia Federal e da CGU (Controladoria-Geral da União).

Bolsonaro diz que “há algo de muito errado” ao comparar o gasto que o Brasil tem com educação, em relação ao PIB (Produto Interno Bruto), e o desempenho de seus estudantes no Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos).

De acordo com o presidente, mudar “as diretrizes ‘educacionais’ implementadas ao longo de décadas é uma de nossas metas para impedir o avanço da fábrica de militantes políticos para formarmos cidadãos”.

5. O presidente postou um vídeo de masturbação no Carnaval

Bolsonaro usou seu perfil no Twitter nesta terça-feira (5) para criticar o Carnaval de rua.

Ele compartilhou um vídeo com imagens explícitas, que afirma ser de um bloco carnavalesco, com o objetivo de “expor a verdade para a população ter conhecimento e sempre tomar suas prioridades”.

O registro tem 40 segundos e mostra 3 pessoas dançando em cima de um ponto de táxi. Em determinado momento, um dos rapazes filmados introduz o dedo entre as nádegas. Na sequência, outro rapaz tira o pênis para fora e aparenta urinar sobre o primeiro, que simula estar lavando o cabelo.

6. A morte do vocalista da banda Prodigy

O líder e vocalista do Prodigy, Keith Flint, morreu aos 49 anos na Inglaterra na última segunda-feira (4). A polícia britânica confirmou ao HuffPost que um homem foi encontrado morto dentro de casa em Dunmow, Essex, no sudeste da Inglaterra.

A morte não está sendo tratada como suspeita”, informou o porta-voz da polícia de Essex. A causa foi suicídio, confirmaram integrantes da banda.

7. Saiu o novo trailer de Game of Thrones

O inverno ainda está chegando, mas o trailer da 8ª e última temporada de Game of Thrones já está entre nós. A HBO liberou, na terça-feira (5), uma prévia do que está por vir. A data de estreia é 14 de abril.

A temporada mais recente da série foi ao ar em 2017 e, após quase dois anos de espera, os fãs começam a contar os dias. Desde o momento em que o trailer foi divulgado a hashtag #GameOfThrones é a mais popular no Twitter.

8. O livro Cem anos de Solidão vai ganhar série na Netflix

O misticismo de Melquíades. A chuva que nunca para. As borboletas amarelas. A cidade que sobrevive. A casa que cria raízes. A trajetória fantástica dos Aurelianos, Buendías, Josés Arcádios, Remédios, Meme, Amarantas.

O universo do realismo mágico de Cem Anos de Solidão, obra mais conhecida do escritor colombiano Gabriel García Márquez, será adaptada em formato de série de TV pela Netflix. A notícia foi confirmada nesta quarta-feira (6).

HuffPost

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS