Redação Pragmatismo
Barbárie 29/Mar/2019 às 15:04 COMENTÁRIOS
Barbárie

Educadora bolsonarista explica como os pais devem usar vara nas crianças

Publicado em 29 Mar, 2019 às 15h04

Orientações sádicas de educadora bolsonarista chocam mães e pais. Não sentir pena de crianças com atrasos cognitivos e deficiência física é uma das recomendações. “Eu voltava e assistia de novo porque achei que tinha entendido errado. Eu não sabia que isso existia no Brasil”, desabafa mãe

simone quaresma vara crianças
Simone Quaresma (reprodução/facebook)

Vídeos da educadora Simone Gaspar Quaresma estão sendo difundidos nas redes sociais e em grupos de WhatsApp nas últimas semanas. A reação ao conteúdo tem se espalhado na mesma proporção.

Simone é educadora e palestrante. Em um dos seus vídeos mais famosos, ela responde a uma pergunta que teria sido feita por uma mãe: “Com que idade posso começar a usar vara?”

A educadora inicia: “Se você tá falando com um bebê com menos de 1 ano de idade, às vezes, você precisa só dar uma chacoalhadinha nele, um tapinha na mão, na coxinha dele, pra que ele acorde”, orienta ela.

“Mas com o passar do tempo, ele vai começar a entender. E quando você perceber que ele está entendendo, a coisa tem que ser mais incisiva, e largar esses ‘sustinhos’ pela vara mesmo”, afirma Simone.

Ao se depararem com as orientações de Simone, mães e pais ficaram incrédulos. “A criança é reflexo dos adultos. Se ela é agredida, ela entenderá que pode agredir também”, declarou a jornalista e mãe Luciana Santos. “Vi esses vídeos e fiquei enjoada, cheguei a chorar. Não tem cabimento”, declarou outra mãe que assistiu ao conteúdo.

“Eu voltava e assistia de novo porque achei que tinha entendido errado. Eu não sabia que isso existia no Brasil”, revelou Paula Chohfi em entrevista à revista Crescer.

Paula diz que recebeu o vídeo através de um grupo de WhatsApp. Ela decidiu denunciar Simone, mas acabou ameaçada e recebeu centenas de mensagens de ódio.

“Como eu tenho uma rede social com um número expressivo de mães, compartilhei e pedi que elas denunciassem essa mulher. A partir do momento em que se compartilha ensinamentos em uma rede social pública, incitando a violência doméstica, isso se torna uma ofensa à lei e à integridade física das crianças”.

“Depois de criticá-la, recebi ameaças à minha família, a meu filho… Isso me chocou muito. Os vídeos continuam salvos no perfil dela, mas ela bloqueou o acesso após as denúncias”, desabafa Paula.

Confira a transcrição de trechos do que Simone Quaresma fala em seus vídeos:

Sobre a vara. “Não, a aplicação da vara não depende do temperamento da criança. A criança pode ter o temperamento que ela quiser, o uso da vara é mandamento bíblico pra toda e qualquer idade, pra todo e qualquer temperamento. O objetivo é fazer com que doa […]”

Disciplinar em público. “Em primeiro lugar, a gente precisa ter cuidado com isso, porque, sabe como é, hoje em dia os pais não têm direitos mais. Mas não tem como você criar filhos da maneira como você acha, como você quer, tem que ser como a bíblia manda.”

Em outro vídeo, Simone ainda recomenda que os pais não devem sentir pena de crianças com atrasos cognitivos leves ou deficiência física, e diz que eles devem orientar as crianças a não comentarem com outros adultos os castigos físicos que sofrem dentro de casa. A educadora ainda sugere que os pais agridam seus filhos sem deixar marcas.

Militante

Simone é militante bolsonarista nas redes sociais (imagem: facebook/reprodução)

Simone Quaresma também usa as redes sociais para exercer militância política. Defensora de Jair Bolsonaro (PSL), em diversas publicações a educadora critica pessoas de “esquerda” e repete jargões como “a nossa bandeira jamais será vermelha” e “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”.

Sobre os vídeos em que recomenda que pais usem de práticas de sadismo contra seus filhos, Simone diz que apenas está seguindo os “ensinamentos bíblicos”.

“Parte da criação dos filhos é impor limites. A forma como escolhi fazer isso é de acordo com os preceitos bíblicos em que acredito, utilizando os meios citados nas Escrituras. A ‘vara’ é o termo que a Bíblia Sagrada utiliza para se referir ao modo como os filhos devem ser disciplinados (‘Aquele que poupa a vara, aborrece a seu filho; mas quem o ama, diligentemente o corrige’, Provérbios 13.24)”, defende-se a educadora.

Crime

Segundo o advogado Ricardo Cabezón, os vídeos de Simone Quaresma constituem crime. “Podemos enquadrar a conduta como incitação ao crime de maus tratos, por representar excesso no exercício dos poderes que os pais possuem de correção junto aos seus filhos; ou mesmo crime de tortura, quando faz clara alusão à advertência física em bebês. Nesse caso, a pena de reclusão pode variar de dois a oito anos”, diz o especialista em direito da criança.

“Além disso, importante destacar que a protagonista do vídeo alerta para não deixar marcas, ou seja, meios de dificultar a ação do Estado na responsabilização da conduta ilícita, o que torna ainda mais execrável sua postura e caracterizadora de agravante”, acrescenta o advogado.

Desde 2014, qualquer ação punitiva ou disciplinar com emprego de força física que resulte em sofrimento físico ou lesão a uma criança ou adolescente é considerada crime, de acordo com a Lei da Palmada.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

Comentários

  1. Beth Faria Pinto Postado em 06/Jul/2019 às 00:37

    O que se pode esperar de uma pessoa que apoia um candidato a presidencia (agora eleito) que durante a campanha ensina uma crianca a fazer o "gesto" de uma arma de fogo.

  2. chichano goncalvez Postado em 06/Jul/2019 às 00:37

    Continuo procurando alguem serio e de moral elevada, que tenha votado no Bolso Nada, mas não estou conseguindo encontrar NINGUEM !

  3. Aliança Nacional Libertadora Postado em 06/Jul/2019 às 00:37

    Infelizmente é o tipo de pessoa que foi abusada na infância...nunca se recuperam sem ajuda.....só pioram... A tortura começa em casa....

  4. Glauber Andrade Cruz Postado em 05/Jul/2019 às 16:37

    A malandra da Simone Quaresma retirou todos os vídeos do seu canal no Youtube. Alguém conseguiu ver os videos antes dela excluir?

  5. Mone Postado em 06/Jul/2019 às 00:37

    É inacreditável , tanta barbaridade dessa senhora, que estupidamente ´,chamam de educadora !!!

  6. Fernando Miranda Postado em 06/Jul/2019 às 00:37

    Olha o nivel desse povo. Meu Deus. Brasil passando VERGONHA no mundo inteiro com esse presidente maluco. Povo doido. Quem chama esse pessoal de MITO deve ter problema mental.

  7. Gustavo Henrique Omena Postado em 06/Jul/2019 às 00:37

    O MELHOR LOCAL PARA ENFIAR UMA VARA É NO OLHO DO SEU CÚ SUA VACA LOUCA !

  8. Gustavo Henrique Omena Postado em 06/Jul/2019 às 00:37

    VOCÊ NÃO PASSA DE MAIS UMA DOENTE MENTAL UMA PSICOPATA QUE DEVERIA ESTAR PRESA EM UM MANICÔMIO JUDICIÁRIO E UMA PESTE DESSA AINDA SE CONSIDERA PALESTRANTE SÓ VAI OUVIR AS MERDAS QUE ELA COLOCA PARA FORA DA BOCA QUEM TEM OUVIDO DE PINICO E UMA FOSSA NA CABEÇA PARA SE ENCHER DE MUITA MAS MUITA MERDA MESMO !

  9. Deborah Portes Postado em 06/Jul/2019 às 00:37

    CADELA! CADELA!! CADELA!!!

  10. joao geraldo souza Postado em 06/Jul/2019 às 00:37

    Tai uma ''otima'' ministra da educaçao pra substituir o Colombiano maluco!!!

  11. Mone Postado em 06/Jul/2019 às 00:37

    Falta a todos nós, um discurso, sensato , coerente , coeso , pertinente ,linguísticamente amplo de significados ,que vá ao encontro de ações ,práticas e estratégias contudentes, que sustentem um confronto incessante com esses absurdos ,e indecências ,como a''Educadora bolsonarista'',nessa reportagem, e que faz parte, de uma culminância que foi a eleição trágica ,tirana ,de Jair Messias BOLSONARO. Lembrei do poema de Vladimir Maiakóvski,chamado 'Impossivel'( amo poemas ,quando posso ,sou também poeta/poetisa) e ao lembrar de Maiakóviski ,(e seu trágico destino)me veio a memória,''No Caminho com Maiakóvski'' – lindamente escrito pelo poeta brasileiro ,Eduardo Alves da Costa , no início da década de 60 , e portanto , na ''próxima véspera'' da DITADURA , e do voraz e terrível regime militar,com seus suicidados ,incinerados e desaparecidos ,e com seus AI1,a AI 17, para legalizar suas atrocidades. Tais absurdos como este acima , serão cotidianamente visto por nós ,se não enfrentarmos incisivamente e de forma contundente ,lutarmos por uma sociedade igualitária , humana ,justa, mas se nos calarmos ,nos restará ,irmos todos ''No Caminho com Maiakóvski''

  12. Alphanegret Human Bot Postado em 06/Jul/2019 às 00:37

    Essa mulher é louca, dentre os significado de VARA citado abaixo ela escolhe seguir o (2. Pau comprido e fino) do que escolher o (14. Punição, Castigo). já pesou se ela com o apoio do marido escolhesse o (18.). va·ra substantivo feminino 1. Haste de árvore ou de arbusto. 2. Pau comprido e fino. 3. Varal. 4. Pau grosso ou viga que se avança na parte anterior do carro e ao qual se jungem os bois. 5. Haste do pendão. 6. Chibata; báculo; cajado. 7. Pau que serve de insígnia a juízes e vereadores. 8. Insígnia que empunha o juiz de confraria ou de irmandade. 9. Cada uma das hastes do pálio. 10. [Jurídico, Jurisprudência] Cada uma das circunscrições em que se dividem as comarcas de Lisboa e Porto e à qual preside um juiz de Direito. 11. [Jurídico, Jurisprudência] Cargo ou funções de juiz. 12. Tufão ou furacão no mar das Índias, geralmente em . ou .. 13. [Figurado] Poder, jurisdição. 14. Punição, castigo. 15. Conjunto de porcos. = PORCADA 16. Antiga medida de comprimento, equivalente a 1,10 m. 17. [Por extensão] Medida, bitola. 18. [Calão] Órgão sexual masculino. = .

  13. Del Naja Postado em 05/Jul/2019 às 16:37

    Mais uma maluca fanática religiosa...no que eu vi do material dela ela ainda enaltece a submissão da mulher ao homem...

    • Mone Postado em 06/Jul/2019 às 00:39

      Religiosidade é imcompatível com fanatismo ,já o fanatismo combina com sadismo, fascismo,nazismo

  14. Paulo Roberto Galliac Postado em 05/Jul/2019 às 16:37

    Essa depois de adulta, que deveria receber lições de sadismo com vara empalada no reto dela.

  15. Paulo Roberto Galliac Postado em 05/Jul/2019 às 16:37

    Vendo a imagem dela com "sorvete de chocolate". Não creio que seja de fato sorvete de "chocolate". 💩💩💩

  16. MarcBuriti Postado em 05/Jul/2019 às 16:37

    Vai dar pé os 8 anos de sol-quadrado?

  17. Marco Ávila Postado em 05/Jul/2019 às 16:37

    A única possibilidade que consigo conceber é que se trata de uma sociopata, não sei qual pai teria coragem de deixar seu filho aos cuidados dessa sádica. O que ela propõe é adestramento, semelhante ao que se faz com animais

  18. Iva_SS Postado em 05/Jul/2019 às 16:37

    É uma mulher com sérios problemas mentais, sádica, psicopata. A bíblia é só um pretexto para por em prática suas perversões. Investiguem essa psicopata, deve ter mais crimes ocultos sob a bíblia dela.

  19. claudio Silva Postado em 05/Jul/2019 às 16:37

    O que me causa estranheza é o fato dela não ter sido presa ou processada por fazer apologia á maltratar crianças e adolescentes. Será que temos que pegar essas fotos e dizer que ela é petista, botar uma camisa com a imagem do Lula para o pessoal ficar revoltado e a MP fazer alguma coisa? Se ela fosse petista seria enquadrada no art 138 do CP e na Lei 8069/90 artigo 232. Mas como é de direita: pode jogar uma bomba atômica em uma cidade inteira com criança e tudo que muita gente vai comemorar.

    • ELCIO Postado em 06/Jul/2019 às 00:37

      Falou tudo. Nossa justi$$$a acaba de condenar o Haddad por fake news e pro bolsomerda? nada (é tudo invenção de comunista).

  20. Eduardo Ribeiro Postado em 05/Jul/2019 às 16:37

    É aquela "pessoa" que você lê as barbaridades dela e vê dois minutinhos dos videos dela (mais que isso não rola), aí sente a oligofrenia em cada gesto, percebe a moralidade tosca do sec. XIV transbordando pelos poros, a desumanidade que acompanha cada palavra que ela diz.....e conclui que é uma pessoa nefasta, que só serviria a propósitos imundos.... Mas.....aí você se lembra de estar vivendo a trevosa e desgraçada Era de Bolsonaro, o Presidente que comemora tortura....e a conclusão muda: não, essa mulher tem todos os requisitos pra se tornar séria candidata a, no futuro, substituir Damares da Goiabeira no Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

    • Flip Postado em 06/Jul/2019 às 00:37

      Se não der disciplina vira socialista...

  21. enganado Postado em 05/Jul/2019 às 16:37

    Manda a FDP dar uma surra na mãe dela de vara de marmelo, e depois pergunte a própria mãe porque a mesma a criou tão mal assim!!!!! Resposta da mãe: Vc é o Diabo disfarçado de mulher, nem com vara nenhuma lhe consertaria das sua putarias eternas.

    • Gustavo Henrique Omena Postado em 06/Jul/2019 às 00:37

      O REMÉDIO PARA ELA É BIMBA DE BOI !

  22. Dirceu Postado em 05/Jul/2019 às 16:37

    Aposto que é só fazer uma pesquisa rápida num presídio qualquer pra ver se é verdade mesmo isso de que quem apanha quando é criança não se envolve em encrenca depois de adulto.

    • Isabel Magalhaes Postado em 06/Jul/2019 às 00:37

      Sou professora e tenho experiência alunos presos e que chegaram várias vezes na sala narcados por surras.Um apanhou até crescer e revisar no pai a violeviol sofrida

  23. João Postado em 05/Jul/2019 às 16:37

    Sinceramente duvido que ela fez isso com os próprios filhos, ela deve propor essa crueldade com o filho dos outros.

  24. Flip Postado em 05/Jul/2019 às 16:37

    Para uma geração de mimados, disciplina é fascismo!

    • Edison Carleti Postado em 06/Jul/2019 às 00:37

      Então, Flip, no teu caso você não recebeu varadas de teus pais, mas sim pauladas na cabeça. Só isso que pode justificar tua total falta de bom senso.

    • Apocalipsis 13 Postado em 06/Jul/2019 às 00:37

      Você com essa cara de maconheiro vindo falar de disciplina. Kkkkkk

    • Vinis Postado em 06/Jul/2019 às 00:37

      Mimados são aqueles que tem medo de perder seus privilégios de filhinho de papai para o filho da empregada

    • Iva_SS Postado em 06/Jul/2019 às 00:37

      Seguir o conselho da psicopata e não ficar com dó desse portador de déficit cognitivo. Um merdinha qualquer que extravasa seu sentimento de inferioridade nas redes sociais. Certeza que levou varadas na bunda, aí virou um bundão.

    • Gustavo Henrique Omena Postado em 06/Jul/2019 às 00:37

      E UM JUMENTO COMO VOCÊ SABE DIFERENCIAR DISCIPLINA DE FASCISMO !

  25. Edison Carleti Postado em 05/Jul/2019 às 16:37

    Se por ventura essa "educadora" (sic) com seus métodos medievais de orientação infantil estiver certa, talvez seja a falta de varadas na infância que transformaram os pimpolhos de Bolsonaro no que hoje eles são. Eita molecada que dá trabalho pro pai!

  26. Glauber Andrade Cruz Postado em 05/Jul/2019 às 16:37

    Mas pelo menos temos o instagram dela @simonequaresmaoficial e facebook https://www.facebook.com/simone.g.quaresma