Redação Pragmatismo
Direita 27/Fev/2019 às 13:56 COMENTÁRIOS
Direita

Homem tenta agredir Jean Wyllys em universidade de Portugal

Publicado em 27 Fev, 2019 às 13h56

Homem tenta agredir Jean Wyllys nesta terça-feira durante evento na Universidade de Coimbra, em Portugal

jean wyllys portugal ovos
Segurança impede que ovos cheguem a palco com Jean Wyllys, durante evento em Portugal (Twitter/Reprodução)

Dois homens tentaram atrapalhar, nesta terça-feira 26, uma conferência do ex-deputado federal do PSOL Jean Wyllys, em Coimbra, em Portugal. Wyllys deixou o Brasil em janeiro após receber ameaças de morte.

Um deles chegou a arremessar um ovo – que não atingiu o brasileiro – antes de ser imobilizado pelos seguranças e expulso do auditório junto a outro homem que também carregava ovos. As informações são da agência EFE.

“Nunca tive medo dos covardes”, declarou o ex-deputado logo após o incidente. Em seguida, pediu aplausos para os seguranças.

Jean Wyllys esteve nesta terça-feira na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde foi recebido por duas manifestações simultâneas.

Centenas de estudantes organizaram um protesto antifascista pedindo tolerância, liberdade, democracia e direitos humanos.

Do outro lado, dezenas de pessoas participaram de uma manifestação convocada pelo ultradireitista Partido Nacional Renovador contra a conferência do ex-deputado.

Confira:

Durante a conferência, Jean Wyllys abordou temas como discursos de ódio e fake news. Na quarta-feira o brasileiro estará em Lisboa para falar sobre as razões pelas quais se exilou.

Ameaças de morte

Com a vida ameaçada, Jean Wyllys (PSOL) desistiu do cargo de deputado federal e foi morar fora do Brasil.

Em novembro de 2018, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) exigiu do governo brasileiro a adoção de medidas concretas para proteger a vida e a integridade física do ativista. A decisão do CIDH foi oficializada por meio da medida cautelar 1262-18.

Desde o início do primeiro mandato (em 2011), Wyllys é alvo de ameaças de morte e calúnias, fake news e campanhas difamatórias. “Esta situação tem sido denunciada constantemente pelo deputado, que periodicamente, ao longo dos últimos anos, entrega à Polícia Federal as provas das ameaças recebidas”, afirmou a assessoria de Wyllys.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS