Redação Pragmatismo
Direita 10/Dez/2018 às 15:02 COMENTÁRIOS
Direita

Contas de Arthur 'Mamãe Falei' podem ser reprovadas pelo TRE

Publicado em 10 Dez, 2018 às 15h02

Procuradoria encontra irregularidades em contas de campanha de Arthur 'Mamãe Falei' (DEM-SP) e recomenda reprovação. Youtuber do MBL foi um dos deputados estaduais mais votados em SP

Contas Arthur mamãe Falei reprovadas pelo TRE
Arthur ‘Mamãe Falei’ (reprodução)

RBA

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) de São Paulo recomendou a reprovação das contas da campanha do deputado estadual eleito Arthur do Val, o Mamãe Falei (DEM-SP). A decisão foi assinada pelo procurador Luiz Carlos dos Santos Gonçalves e segue o parecer da equipe técnica do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP).

De acordo com o processo, a prestação de contas do deputado possui 11 irregularidades e impropriedades. Um deles é descumprimento quanto à entrega dos relatórios financeiros de campanha, em relação as doações. Mais de R$ 54 mil não estão sem relatórios financeiros.

O TRE também identificou o recebimento indireto de recursos através de fontes vedadas de arrecadação. Entre as irregularidades também foram detectadas inconsistências na situação fiscal dos doadores, e até contribuintes com CPF cancelado “por óbito“.

O relatório aponta ainda realização de jantar de arrecadação sem comunicação prévia à Justiça Eleitoral, recursos repassados pelo deputado federal eleito Kim Kataguiri (DEM-SP) sem a emissão de recibo eleitoral, além de divergências nas despesas da campanha, com uma sobra de R$ 55.665,63.

As falhas apontadas, sobre as quais o requerente teve a oportunidade de se manifestar, comprometem a regularidade e a confiabilidade das contas, além de impedir a sua análise e fiscalização pela Justiça Eleitoral“, diz o documento assinado pelo procurador.

De acordo com a assessoria do deputado eleito, parte dos valores vem de vaquinhas virtuais sem sem relatório financeiro. “O TRE entende isso como doação, mas é só repasse da vaquinha. O Arthur foi o recordista em doações individuais, o que dificulta a análise de todos os doadores“, diz a defesa.

Sobre o dinheiro doado através de CPFs de mortos, a assessoria diz que a pessoa pode ter feito a doação e falecido ou de má fé para prejudicar a prestação de contas do candidato.

Acompanhe Pragmatismo Político no InstagramTwitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS