Ciência 06/Nov/2018 às 17:42 COMENTÁRIOS

Cientistas dizem que objeto interestelar pode ter sido direcionado por alienígenas

Publicado em 06 Nov, 2018 às 17h42

Cientistas do Centro de Astrofísica da Universidade de Harvard acreditam que objeto interestelar pode ter sido enviado à Terra por alienígenas. O objeto é o primeiro do tipo a entrar no nosso sistema solar

objeto interestelar Oumuamua
Imagem do ‘Oumuamua’

Cientistas da Universidade de Harvard levantaram a hipótese de que a rota do ‘Oumuamua’ pode ter sido direcionada, e não aleatória. O objeto interestelar (imagem acima) foi visualizado pela primeira vez no ano passado, com a ajuda de telescópios.

Dois pesquisadores do Centro de Astrofísica da renomada instituição norte-americana publicaram suas suspeitas ao tentar explicar a aceleração do objeto.

Os autores do estudo são Abraham Loeb e Shmuel Bialy. “Pode ser parte de uma sonda totalmente operacional enviada intencionalmente para as proximidades da Terra por uma civilização alienígena”, dizem os pesquisadores.

De acordo com o estudo, o ‘Oumuamua’ é o primeiro do tipo a entrar no nosso sistema solar.

Na pesquisa, os astrofísicos de Harvard discutiram a possibilidade de que a pressão da radiação solar poderia estar por trás da aceleração do Oumuamua.

Se esse for o caso, então o objeto “representa uma nova classe de material interestelar fino, ou produzido naturalmente, ou de origem artificial”, afirmam os autores do estudo.

“Considerando uma origem artificial, uma possibilidade é de que o ‘Oumuamua’ seja uma vela solar, flutuando no espaço interestelar como detrito de um equipamento tecnológico avançado”, dizem os cientistas, que acrescentam que o objeto tem formato de ‘panqueca’.

A tecnologia de vela solar pode ser utilizada para transporte de cargas entre planetas ou entre estrelas, conforme afirmam os cientistas.

No primeiro caso, lançamentos dinâmicos vindos de um sistema planetário poderiam resultar em detritos de equipamentos que não estão mais em operação. Isso, dizem os pesquisadores, poderia explicar várias anomalias do ‘Oumuamua’, como a geometria pouco comum.

“Velas solares com dimensões parecidas já foram construídas pela nossa civilização, incluindo o projeto Ikaros no Japão, e a Iniciativa Starshot”, lembram.

Segundo a CNN, vários telescópios focaram no objeto por três noites para determinar o que ele era antes que se perdesse de vista.

“Nós tivemos muita sorte de que o nosso telescópio de levantamento do céu estava olhando para o lugar certo na hora certa para capturar esse momento histórico”, afirmou o oficial da Nasa Lindley Johnson no ano passado.

Para ler mais sobre Astronomia, clique aqui.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook