Redação Pragmatismo
Política 31/Oct/2018 às 12:36 COMENTÁRIOS

“Esse Leonardo Boff é um bosta”, esbraveja Ciro Gomes

Ciro Gomes diz que “o PT elegeu Bolsonaro” e chama o teólogo e professor Leonardo Boff de “um bosta”

Ciro Gomes Leonardo Boff

O ex-candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) afirmou em entrevista à Folha de S.Paulo que foi “miseravelmente traído” pelo ex-presidente Lula e seus “asseclas”. O terceiro colocado na disputa presidencial disse que não declarou voto em Fernando Haddad (PT), no segundo turno, por não querer fazer campanha nunca mais para o PT.

Em entrevista ao repórter Gustavo Uribe, Ciro criticou a atuação do PT para impedir o apoio do PSB à sua candidatura e classificou como “insulto” o convite do ex-presidente Lula para que ele assumisse a vaga de vice no lugar de Haddad.

Ciro afirmou que ouviu “um milhão de apelos” para não deixar a política e que sua responsabilidade aumentou porque o “país ficou órfão”. O pedetista afirmou que não lavou as mãos ao deixar o Brasil entre o primeiro e o segundo turno e não declarar apoio a Haddad e que compreendeu, durante a viagem, o que aconteceu na eleição presidencial.

“O que aconteceu foi uma reação impensada, espécie de histeria coletiva a um conjunto muito grave de fatores que dão razão a uma fração importante dessa maioria que votou no Bolsonaro. O lulopetismo virou um caudilhismo corrupto e corruptor que criou uma força antagônica que é a maior força política no Brasil hoje. E o Bolsonaro estava no lugar certo, na hora certa.”

Bajuladores

O ex-governador disse que Lula se corrompeu e não faz autocrítica por conviver apenas com “bajuladores”.

“Você acha que votei em quem com a minha história? Eles podem inventar o que quiserem. Pega um bosta como esse Leonardo Boff [que criticou Ciro por não declarar voto a Haddad]. Estou com texto dele aqui. Aí porque não atendo o apelo dele, vai pelo lado inverso. Qual a opinião do Boff sobre o mensalão e petrolão? Ou ele achava que o Lula também não sabia da roubalheira da Petrobras? O Lula sabia porque eu disse a ele que, na Transpetro, Sérgio Machado estava roubando para Renan Calheiros. O Lula se corrompeu por isso, porque hoje está cercado de bajulador, com todo tipo de condescendências”, disparou. “Cadê os críticos? Quem disse a ele que não pode fazer o que ele fez? Que não pode fraudar a opinião pública do país, mentindo que era candidato?”, emendou.

Asseclas

O pedetista criticou a manobra feito pelo PT para isolá-lo e impedir que o PSB o apoiasse e responsabilizou o PT pela eleição de Bolsonaro.

“Pelo ex-presidente Lula e seus asseclas. Você imagina conseguir do PSB neutralidade trocando o governo de Pernambuco e de Minas? Em nome de que foi feito isso? De qual espírito público, razão nacional, interesse popular? Projeto de poder miúdo. De poder e de ladroeira. O PT elegeu Bolsonaro.”

Segundo o pedetista, o momento não é de reaglutinar a esquerda, mas de criar um novo campo político.

“Não quero participar dessa aglutinação de esquerda. Isso sempre foi sinônimo oportunista de hegemonia petista. Quero fundar um novo campo, onde para ser de esquerda não tem de tapar o nariz com ladroeira, corrupção, falta de escrúpulo, oportunismo. Isso não é esquerda. É o velho caudilhismo populista sul-americano.”

Ciro Gomes também responsabilizou a imprensa pela eleição de Bolsonaro. Chamou o apresentador do Jornal Nacional William Bonner de arrogante e criticou a Folha por ter feito reportagem que contestava os dados positivos na área da educação apresentados pela prefeitura de Sobral (CE), sob comando de sua família e seu grupo político.

“A imprensa brasileira nepotista e plutocrata como é é parte responsável também por essa tragédia.”

Leonardo Boff

Leonardo Boff chegou aos assuntos mais comentados do Twitter após ser xingado por Ciro Gomes. O professor havia criticado o presidenciável por ele ter ficado em cima do muro no segundo turno.

“Lamento sua declaração que face à uma ditadura certa não quer ter lado. Seu projeto pessoal é mais importante que defender a democracia. Para você ela é abstrata e fácil. Ficar em cima do muro é covardia. Terá o destino da Marina, o de ser esquecido”, escreveu Boff.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

Comentários

  1. Rafaeli Marques Postado em 06/Jul/2019 às 13:57

    Em parte Ciro esta. O PT tem muito bajuladores. Fizeram vistas grossas para os problemas. O PT se esqueceu da campanha para soltar o Lula. Nao se preparam como deveriam Foram ingenuos em acreditar nessa "justiça". De maio a julho nem vice tinham. E em ultima hora, como PHA disse: fizeram um cavalo de pau no precipicio. Nao dá pra ficar apenas dependente do Lula. Todo respeito ao Lula. Mas nao pessaram no Brasil mais interesses de poder partidario. Deveriam ter apoiado alguem ja em disputa, Ciro ou Boulos. Essa derrota é bom para refletir muitos erros desde Dilma com Temer.

  2. Pedro Paulo Pieroni Postado em 06/Jul/2019 às 13:57

    Direita-centro-esquerda será o "novo" campo ideológico de Ciro. Sendo que só se lembra ser "de esquerda" quando usa a frase "ajudar os mais pobres". Nunca me enganou.

  3. Coringa Cearense Postado em 06/Jul/2019 às 13:57

    Ciro Gomes era o Fernando Collor que deu errado. Como a tendência agora é outra, partiu para ser o Bolsonaro que não vingou. Deve ser frustrante. Alega só ter uma pretensão na vida política hj em dia: ser presidente. Sem voto, amigo, nunca será. Mesmo um apoio efusivo desse sem voto a Fernando Haddad não teria mudado grande coisa. Bolsonaro estava fadado a vencer. Vamos ver qto tempo demorará para se tornar campeão de impopularidade. Caso haja eleições em 2022, o PT estará lá. Ciro idem. Para ser a Marina daquele pleito.

  4. Coringa Cearense Postado em 06/Jul/2019 às 13:57

    É um covarde. Foi uma moça em relação a Bolsonaro durante todo o pleito. Cid, o irmão, foi à casa do PT ofender os petistas. Jamais faria o mesmo no octógono de Jair Bolsonaro. O PT não tem mais o que oferecê-los. Então os irmãos Gomes fazem o que fizeram a vida toda. Pulam de barco. Mal posso esperar qdo será o beija mão deles em Bolsonaro...

  5. Paulinho Peixera Postado em 06/Jul/2019 às 13:57

    O Ciro não deveria ter usado essa palavra mas ele não está totalmente errado.O PT e o Lula vivem cercados de bajuladores sem noção. Um amostra está no Brasil 247 e Diário do Centro do Mundo que você pensa ser de esquerda mas é apenas um blog a serviço do PT.

  6. gabriel Postado em 06/Jul/2019 às 13:57

    Vejo muito comentário aqui vindo ora de gente manipulada pela mídia, ora que esqueceu rapidamente o papel do PT no desequilibrio dessas últimas eleições. O PT foi sim, o maior responsável pela difusão de votos da esquerda e candidatura do Bolsonaro. Disso resta poucas dúvidas. Não sei se chamaria de um bosta, mas Boff é um hipócrita pra tecer um comentário tão esdrúxulo, do tipo "não agiu frente a uma ditadura certa", cobrando do Ciro um papel que só a ele cabe decidir (sendo que ele já havia alegado apoio crítico ao Haddad contra Bolsonaro).

  7. gabriel Postado em 06/Jul/2019 às 13:57

    PT pra mim não representa a esquerda mais. Bola pra frente pessoal, não cabe ficar ruminando sobre coisa pouca que a mídia quer fazer vc comprar.

  8. Francisco Ilderlanio Teixeira Postado em 06/Jul/2019 às 13:57

    Ciro Gomes está mais que certo, mesmo após inúmeras manobras sordidas do PT para deixar ele sem apoio ao da teve o cavalheirismo de oferecer junto ao PDT um apoio crítico que eu como seu eleitor teria mandado o PT ao Ponte que o Partiu, se tivesse como foi aconselhado por inúmeros eleitores tocado o terror contra as armaçoes do PT talvez tivesse ido ao 2° Turno e esses mimimi's do PT seriam mais choro de derrotado, ao me vão um bando de retardados e em último apelo contra a própria revolta e vota no PT a para eles virem falar que tiveram uma grande votação e por isso são especiais; ESPECIAIS É O CACETE RAÇA DE CORRUPTOS E OPORTUNISTAS.

  9. Magno Lima Postado em 06/Jul/2019 às 13:57

    Ciro Gomes foi chamado de covarde por um bajulador. Bajulador de um presidiário que de dentro da prisão orquestrou uma sabotagem contra a campanha do Ciro. Petistas fazem tudo, menos admitir que o povo não quer mais o PT pelo petrolão, pelo mensalão, pelo desastre da administração Dilma, pelo engodo da "inclusão social". O povo percbeu que não houve inclusão social alguma, houve sim é esmolas se comparados os enormes recursos de nossos impostos transferidos para o Sistema da Dívida Pública. Houve sim é a destruição da industria nacional pelo aprofundamento das mesmíssimas políticas econômicas de FHC. A tal "inclusão social" não passou de dinheiro de troco, provido única e exclusivamente pela alta das comóditties, bastou haver uma ligeira retração da economia Chinesa, o preço das comoditties desabaram e ruiu o castelo de cartas petista. Esses são os motivo do antipetismo, fora o fato de terem mobilizado vocês, babacas, em torno da retórica de um pseudo golpe e, depois a cúpula petista vir à público se coirmanar com aqueles mesmos "golpistas". Lula está preso, BABACAS, assim como mais de uma dezena de dirigentes do pseudo partido dos trabalhadores. Leonardo Boff é um bosta, sim.

  10. Daniel Avelino Postado em 06/Jul/2019 às 13:57

    Leonardo Boff herege filho do cão! o diabo te espera no inferno!