Redação Pragmatismo
Saúde 13/Set/2018 às 14:04 COMENTÁRIOS
Saúde

Menino tem cabeça atravessada por espeto de churrasco e sobrevive

Publicado em 13 Set, 2018 às 14h04

O 'milagre' que salvou um menino de 10 anos que teve cabeça atravessada por espeto de churrasco ao cair de árvore

menino xavier cabeça atravessada espeto de churrasco eua

Um menino de 10 anos de idade, no Estado do Missouri, nos Estados Unidos, está em recuperação no hospital após ter sido atacado por vespas e cair de uma casa na árvore de cara em um espeto de churrasco.

A ponta fina do objeto atravessou sua cabeça, mas, segundo a equipe médica, “milagrosamente” não atingiu seus olhos, cérebro, medula espinhal e principais vasos sanguíneos.

O acidente foi registrado no sábado.

O hospital da Universidade do Kansas informou à imprensa local que Xavier Cunningham, como foi identificada a criança, deve se recuperar totalmente, com exceção de sua voz, que pode ter sido afetada.

Como foi o acidente?

Xavier estava brincando em uma casa na árvore em sua casa em Harrisonville, Missouri, quando uma vespa chamada nos EUA de yellow jacket – nome dado aos insetos dos gêneros Vespula e Dolichovespula, cujas picadas chegam a ser descritas como dolorosas queimaduras de cigarro – começaram a atacá-lo.

Ele caiu da casa da árvore diretamente sobre um espeto de churrasco de metal com cerca de 30 centímetros de comprimento.

O espeto atravessou sua cabeça, penetrando cerca de quinze centímetros em seu crânio.

A mãe dele, Gabrielle Miller, disse ao jornal local Kansas City Star que o viu entrar em casa gritando, com a vara de metal “saindo” da cabeça.

Eu estou morrendo, mamãe. Posso sentir que estou morrendo“, ela se recorda de tê-lo ouvido dizer a caminho do hospital.

Depois de passar pelo hospital local, Xavier foi transferido para uma unidade em Kansas City, a cidade mais populosa do Missouri, e finalmente enviado para o hospital da Universidade do Kansas, onde foi submetido a uma cirurgia.

Os médicos removeram com sucesso o objeto – o que demandou uma delicada e demorada cirurgia, devido às extremidades afiadas do espeto.

O ferimento não chegou a causar hemorragia e poupou olhos, tronco cerebral, medula espinhal e vasos sanguíneos – o que afastou riscos maiores e permitiu que os médicos chamassem cirurgiões especialistas antes de tentarem a remoção na manhã seguinte ao acidente.

Koji Ebersole, diretor de neurocirurgias endovasculares do Hospital da Universidade do Kansas, ressaltou, em entrevista ao Star, a sorte de Xavier, que viu um objeto de 12 ou 15 centímetros atravessar sua cabeça sem atingir importantes áreas do corpo.

Ele destacou que a maior preocupação durante o procedimento de remoção eram os vasos sanguíneos no pescoço do menino e chamou a recuperação dele de “milagrosa“.

Eu ainda não tinha visto nada alcançar essa profundidade em uma situação com condição de sobrevivência da vítima, quanto mais um caso em que achamos que a recuperação será quase completa, se não for completa“, disse ele ao Star.

Leia também:
Como sobreviver à deriva em alto-mar durante 10 horas?
Bebê indígena resgatada após ser enterrada viva ficou seis horas em cova
Escrava sexual durante 13 anos teve filhos vendidos e conta como sobreviveu
Sobrevivente do voo da Chapecoense explica como se salvou
Jovem que sobreviveu ao coma explica como é passar pela experiência
Piloto russo do Su-24 que sobreviveu desmente versão da Turquia
Ele sobreviveu no gelo, por dois dias, sozinho, ameaçado por três ursos polares
Um ano após tomar tiro na cabeça, menina Malala vira símbolo mundial

BBC

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS