Redação Pragmatismo
Saúde 28/Set/2018 às 16:05 COMENTÁRIOS
Saúde

Menino autista de 4 anos liga para a emergência e salva a vida da mãe

Publicado em 28 Set, 2018 às 16h05

Menino autista de 4 anos enfrentou a grande dificuldade que tem para falar com estranhos, ligou para a emergência e cumpriu as instruções repassadas para salvar a vida da mãe

Menino autista liga emergência salva mãe

Um menino de 5 anos com autismo que discou para o serviço de emergência do Reino Unido depois que a mãe desmaiou foi recompensado pela coragem.

Charley-Anne Semple, de 27 anos, estava em casa em Thurrock, no condado de Essex, no último dia 21 de setembro, quando perdeu a consciência.

Tyler então telefonou para a ambulância e pediu ajuda a um vizinho, juntamente com a irmã Annabella, de 3 anos, que também tem autismo.

A Sociedade Nacional de Autismo disse: “Isso é um feito fantástico para qualquer criança de 5 anos, mas mais ainda para uma criança com espectro de autismo.”

‘Maçã envenenada’

Semple perdeu a consciência depois de voltar para casa após um “dia corrido” com as crianças. Ela tem um problema de saúde que a deixa suscetível a esse tipo de episódio.

Tyler disse ao serviço de emergência que eu estava morta e que eu teria comido uma maçã envenenada dada por uma bruxa feia“, contou ela.

Eles devem ter achado que era um trote. Ele ficava repetindo o endereço completo da nossa casa e não respondia às perguntas que faziam.”

Mas Semple afirma que, apesar das limitações, o filho conseguiu passar a mensagem ao interlocutor. “Eu acho que ele disse: ‘Eu sou Tyler, eu tenho autismo’. Isso ajudou e eles passaram a compreender o Tyler melhor.”

O operador do outro lado da linha disse para Tyler caminhar com a irmã até a casa da vizinha.

Para tornar a situação mais dramática, a vizinha teve que entrar na residência de Semple pela janela, porque a porta da casa da família se fechou quando as crianças saíram de lá em busca de ajuda – a porta é daquelas que tranca por fora automaticamente ao fechar.

Eu estou muito orgulhosa das crianças por terem mantido a calma. Meus filhos provaram a si mesmos que conseguem lidar com uma situação como essa.”

Semple conta que Tyler tem muita dificuldade para conversar com outras pessoas e que ficar por 10 minutos no telefone para pedir socorro deve ter sido um desafio para o menino.

Repassar o endereço, receber instruções… Essas são coisas que ele considera muito difíceis.”

A Sociedade Autista Nacional deu a Tyler um certificado pela coragem. Annabella também foi parabenizada por ter dado beijos na mãe e acariciado a mão dela até que os paramédicos chegassem.

A instituição disse: “Muitas crianças com autismo já acham difícil se comunicar com pessoas que elas conhecem, imagina pegar um telefone e falar com um desconhecido.”

O serviço de emergência que atendeu Semple disse que Tyler sabia exatamente o que fazer e que foi muito corajoso “diante de uma situação que deve ter sido assustadora para ele“.

Leia também:
Por que o autismo em meninas se manifesta de forma diferente?
Benício, 9 anos, salvo pela maconha
Menino autista que almoçava sozinho na escola é surpreendido por atleta
A emoção de um menino autista no show da banda Coldplay
Menino autista desacreditado por médicos é cotado para prêmio Nobel

BBC News

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS