Redação Pragmatismo
Educação 10/Ago/2018 às 16:02 COMENTÁRIOS
Educação

A importância da Sociologia no ensino médio

Publicado em 10 Ago, 2018 às 16h02

Estudo revelam que o acesso à Sociologia escolar promove condições para que os alunos ampliem sua capacidade de leitura do mundo social, colaborando para dois grandes objetivos da educação brasileira destacados pela LDB (1996)

importância da Sociologia ensino médio escola sem partido

Cristiano das Neves Bodart*, Carta Educação

É sabido que dois grandes objetivos da educação destacados na LDB (1996) são formar cidadãos conscientes e preparar os estudantes para o mercado de trabalho. Em outros termos, a educação deve ser importante para o cotidiano extraescolar, seja para as relações cotidianas, seja para a vida profissional (inclusão e manutenção no mercado de trabalho).

A partir do bom senso, podemos inferir que para que uma disciplina figure no currículo do Ensino Médio ela deva colaborar para atingir os objetivos traçados na LDB. A Sociologia pode colaborar para alcançar esses dois objetivos?

A resposta pode ser encontrada nos apontamentos de pesquisadores da Educação e do Ensino de Sociologia, assim como em pesquisas que demonstram a percepção dos alunos.

Pesquisa (1) que coordenei entre maio e junho de 2018 em Maceió-AL, com uma população de 640 alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas, demonstrou que os alunos consideram a Sociologia importante para os dois objetivos destacados pela LDB. A coleta dos dados junto aos alunos deu-se de forma amostral (2) com desvio padrão de 5% e com erro probabilístico de 90%. A esses foi aplicado um questionário com o intuito de identificar a importância atribuída às disciplinas obrigatórias do Ensino Médio, dentre elas a Sociologia.

Na opinião dos alunos que participaram da pesquisa, a Sociologia seria uma das disciplinas mais importantes para a vida cotidiana, ficando atrás apenas de Português, Matemática e História.

importância da Sociologia ensino médio escola

(1) Ainda não publicada. Pesquisadores envolvidos: Cristiano das Neves Bodart e Caio dos Santos Tavares.
(2) Cálculo realizado por escola a partir do número total de alunos que cursistas do 3º ano do Ensino Médio.

Em se tratando de preparo para o mercado de trabalho, a Sociologia foi apontada, na mesma pesquisa, como a 5ª disciplina mais importante, sendo mais valorizada pelos alunos que a Filosofia, Biologia, Geografia, Química, Física, Educação Física e Artes.

importância da Sociologia ensino médio escola

O que a pesquisa indica é que os alunos, em contato com a Sociologia, passam a perceber sua importância. Não que esse reconhecimento esteja vinculado ao não reconhecimento das demais, apenas que frente a uma possível necessidade de ranquear as disciplinas, a Sociologia foi priorizada. Vale destacar que a pesquisa foi realizada em um estado onde apenas 11% dos professores possuem formação adequada na área, o que indica que essa valorização por parte dos alunos poderia ser ainda maior caso nossos gestores públicos investissem mais em formação dos professores de Sociologia; o que ampliaria a qualidade das aulas.

Ressaltamos ainda que por ter sido reintroduzida no currículo do Ensino Médio apenas há 10 anos, poucos são – comparativamente a outras disciplinas – os recursos didáticos produzidos exclusivamente para o ensino de Sociologia. Se por um lado isso é um problema a ser enfrentado, por outro evidencia que, mesmo com essa situação, os resultados do ensino de Sociologia no Ensino Médio são muito bons.

Segundo especialistas, o acesso à Sociologia escolar promove condições para que os alunos ampliem sua capacidade de leitura do mundo social, colaborando para dois grandes objetivos da educação brasileira destacados pela LDB (1996): formar cidadãos e preparar para o mundo do trabalho.

Além do mais, a Sociologia promove o olhar desnaturalizado dos fenômenos sociais, enxergando-os sob uma perspectiva histórica, relacional e dialética, o que fomenta uma postura crítica diante do mundo, possibilitando aos alunos inserção consciente nos diversos espaços da sociedade.

Assim, por um lado especialistas vêm destacando a importância do ensino da Sociologia, por outro, os alunos vêm reconhecendo e percebendo o seu valor. Na contramão, políticos ameaçam retirar a Sociologia do Ensino Médio. Há justificativas plausíveis para retirar a Sociologia no Ensino Médio?

A quem interessa sua exclusão ou redução de seu espaço na escola? Aos objetivos traçados na LDB não é.

Leia também:
136 vídeos gratuitos para aprender tudo sobre filosofia, sociologia e política
Reforma do ensino médio: o novo papel da educação pública no Brasil
A Reforma do Ensino Médio é uma estratégia para a manutenção das Desigualdades Sociais e Raciais
Reforma do Ensino Médio: desmonte na educação e inércia do enfrentamento retórico
Novo Ensino Médio: Mais um golpe de Temer
“Escola sem partido” – Os segredos por trás da nomenclatura
Estudantes evangélicos se negam a fazer trabalho sobre cultura afro-brasileira
Sobre elites e elitismos

*Cristiano das Neves Bodart é Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), docente do Centro de Educação da Ufal e integrante do Comissão de Comunicação da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS)

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS