Redação Pragmatismo
Eleições 2018 31/Ago/2018 às 14:33 COMENTÁRIOS
Eleições 2018

Globo divulga nota após embate entre Renata e Bolsonaro

Publicado em 31 Ago, 2018 às 14h33

Três dias depois do embate entre a apresentadora Renata Vasconcellos e o candidato Jair Bolsonaro, Rede Globo divulga nota sobre o episódio

Jair Bolsonaro e Renata Vasconcellos
Jair Bolsonaro e Renata Vasconcellos

A Rede Globo divulgou um comunicado nesta sexta-feira (31) sobre o embate entre Renata Vasconcellos, apresentadora do Jornal Nacional, e o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL).

Na última terça-feira (28), os dois discutiram em rede nacional, ao vivo, após divergências a respeito de políticas salariais para mulheres.

Na ocasião, Bolsonaro fez pouco caso da desigualdade salarial entre homens e mulheres e disse que Renata “com toda certeza” ganharia menos do que William Bonner, seu companheiro de bancada no JN.

“Não sei ao certo, mas com toda certeza há uma diferença salarial aqui, parece que é muito maior para ele que para a senhora”. No entanto, Vasconcellos é editora-executiva e Bonner é editor-chefe, cargos hierarquicamente diferentes.

“Eu poderia até como cidadã fazer questionamentos sobre os seus proventos, porque o senhor é um funcionário público que ocupa um cargo há 27 anos e eu, como contribuinte, ajudo a pagar o seu salário. O meu salário não diz respeito a ninguém e eu posso garantir ao senhor, como mulher, que eu jamais aceitaria receber um salário menor de um homem que exercesse as mesmas funções que eu”, rebateu Renata.

Sobre o caso, a Globo informou que suas políticas internas salariais estão de acordo com a CLT que determina isonomia nas relações de trabalho. Confira:

A Globo está em linha com as melhores práticas de remuneração e valorização dos talentos do mercado. Não comentamos políticas internas, mas podemos afirmar que zelamos pelo cumprimento integral da CLT, que assegura o princípio da isonomia nas relações de trabalho.

Além disso, recordamos que lançamos, há dois anos, a plataforma ‘Tudo começa pelo Respeito’, em parceria com UNESCO, UNICEF, UNAIDS e ONU MULHERES, que atua na mobilização da sociedade para o fortalecimento de uma cultura que discuta amplamente os direitos de públicos vulneráveis à discriminação e ao preconceito, reduzindo as desigualdades.

Outro comunicado

Ainda na sabatina de terça-feira (28), Bolsonaro mencionou os valores astronômicos que a Globo recebe de dinheiro público através de publicidade oficial. Sobre este caso, a emissora também emitiu um comunicado. Leia abaixo:

O candidato Jair Bolsonaro, do PSL, afirmou que a TV Globo recebe bilhões de recursos da propaganda oficial do governo. É uma afirmação absolutamente falsa. A propaganda oficial do governo federal e de suas empresas estatais corresponde a menos de 4% das receitas publicitárias e nem remotamente chega à casa do bilhão.

Os anunciantes, privados ou públicos, reconhecem na TV Globo uma programação de qualidade, prestigiada por enorme audiência e, por isso, se valem dela para levar ao público mensagens sobre seus produtos e serviços. Fazemos esse esclarecimento por apreço à verdade, ao nosso público e a nossos anunciantes.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS