Redação Pragmatismo
Racismo não 04/Jul/2018 às 14:08 COMENTÁRIOS

Madrasta alisa cabelo da enteada sem autorização e mãe publica desabafo

Menina de oito anos que amava seus cachos foi passar o fim de semana com o pai e a madrasta e voltou para casa com os cabelos cortados e alisados. A criança está sofrendo bullying na escola por conta do episódio. Indignada, mãe publicou desabafo que viralizou nas redes sociais

Madrasta alisa cabelo da enteada sem autorização e mãe publica desabafo bella
A menina Bella antes de ter os cabelos cortados e alisados à força pela madrasta

A menina Bella, de apenas oito anos, foi passar um fim de semana com o pai e com a madrasta e teve o cabelo cortado e alisado em Governador Valadares, Minas Gerais.

Fernanda Taysa, mãe da menina, ficou indignada ao reencontrar a filha e publicou um desabafo que, até o fechamento deste texto, acumula mais de 400 mil curtidas no Facebook.

“Na sexta, ela foi pra casa do pai dela com os cabelos lavados e penteados para que ninguém tivesse o trabalho de encostar no cabelo dela para pentear”, contou.

“Pois bem, ontem eu recebo um telefonema do pai me comunicando que a mulher dele cortou os cabelos da Bella sem a minha permissão e que foram só as pontinhas. Oi? Pontinhas? Ela cortou o cabelo dela mais da metade e alisou”, disse.

No relato, Fernanda conta que, na semana anterior, durante uma chamada de vídeo com o pai, a madrasta da menina, antes mesmo de cumprimentá-la, pediu para a pequena prender os cabelos. “Achamos ruim ela ter dito isso pra Bella, mas fiquei na minha e não disse nada”, escreveu Fernanda.

“É direito dela se sentir bem com a identidade dela, suas raízes, sua história. Isso não pode ser violado por vaidade nenhuma, a menos que a mesma queira e isso eu tenho a convicção que ela não quis”, prosseguiu. A criança tem uma conta no Instagram chamada Dicas da Bella, com 84 mil seguidores.

Bullying

No primeiro dia de aula após a mudança no visual, Bella teve que ouvir piadinhas de um colega de classe, que teria perguntado se ela teria levado um choque.

“Ela chegou em casa, depois do primeiro dia de aula, triste, mas não falou nada com a avó. Depois saímos e ela resolveu me contar. Disse que ficou quieta, que não respondeu o menino. Mas sinto que ela não está mais empoderada como antes, está envergonhada”, desabafou a mãe.

Fernanda afirmou que procurou pelo Conselho Tutelar da cidade, que marcou uma avaliação psicológica para a criança e notificou o pai a comparecer no local. Segundo Fernanda, a orientação da conselheira é que qualquer mudança no visual de Bella seja feita em comum acordo entre pai, mãe e criança.

Atriz comenta caso

A atriz Samara Filippo, que tem duas filhas negras de cabelos cacheados, saiu em defesa da menina e da mãe. “As pessoas sabem tudo que fiz e faço para minhas meninas amarem seus cachos. Todo meu cuidado e atenção principalmente em levar isso as milhares de mães e meninas que ainda sofrem com esse racismo criminoso. Ninguém tem o direito de violar a identidade negra de uma criança, seu cabelo é sua força, sua raiz, seu poder, é resistir a esse mundinho doente cheio de padrões de bosta

Passei o dia recebendo essa notícia! Fiquei tão down que não sei nem direito como me posicionar. Foram milhares de pessoas me enviando, elas sabem da minha luta. Eu agradeço a cumplicidade e a empatia. Sabem tudo que fiz e faço para minhas meninas amarem seus cachos. Todo meu cuidado e atenção principalmente em levar isso as milhares de mães e meninas que ainda sofrem com esse racismo criminoso. Ninguém tem o direito de violar a identidade negra de uma criança, seu cabelo é sua força, sua raiz, seu poder, é resistir a esse mundinho doente cheio de padrões de bosta. O que essa mulher e esse pai fizeram é de uma crueldade sem fim. Vendo o IG da @dicas_da_bella , é nítido que ela ama o cabelo, é nítido que ela é empoderada e se ama do jeitinho que é. E ostenta isso com orgulho, e inspira muitas meninas negras, cacheadas. Isso é racismo. Isso é um crime. Isso é não dar escolha. É alimentar o preconceito. Bella você é linda e esses cachos vão florescer mais fortes ainda. Mãe da Bella todo meu apoio e aliança. Estamos juntas e continuemos resistindo. ✊?Parabéns por se posicionar? #racismo #chega #representatividadenegra #cacheadas #crespas #bella #resistencia

Uma publicação compartilhada por Samara Felippo (@sfelippo) em

Leia também:
Estudante de Medicina sofre racismo por ‘não ser branquinha de cabelos lisos’
Os 10 comerciais mais preconceituosos dos últimos meses
15 comentários desagradáveis para mulheres de cabelo crespo
Escola ameaça expulsar menina por usar cabelo ‘crespo e volumoso’
Conheça o país onde negros são ‘naturalmente loiros’
Estagiária negra é forçada a alisar cabelo para preservar ‘boa aparência’

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Comentários