Redação Pragmatismo
Cuba 07/Jun/2018 às 14:31 COMENTÁRIOS
Cuba

Cuba alcança menor taxa histórica de mortalidade infantil

Publicado em 07 Jun, 2018 às 14h31

Cuba registra menor taxa de mortalidade infantil da história em 2018. ONU afirma que o país é o melhor lugar da América Latina para uma criança nascer

Cuba alcança menor taxa histórica de mortalidade infantil

Opera Mundi

Cuba registrou nos primeiros cinco meses deste ano a menor taxa de mortalidade infantil da história do país, anunciou o ministro cubano de Saúde Pública Roberto Morales. A taxa foi de 3,9 por cada mil nascidos vivos.

Segundo Morales, o novo recorde evidencia a consolidação do programa materno infantil e destacou os esforços do governo na atenção primária, junto às mães, em casa, e em unidades intensivas pediátricas. A informação foi divulgada pela agência Prensa Latina na quarta-feira (06/06).

A meta para 2018 é manter a taxa de mortalidade infantil inferior ao mínimo histórico, registrado no ano passado, de 4 mortos para cada mil nascidos vivos. Em 2017, segundo o Departamento de Registros Médicos e Estatísticas de Saúde, ocorreram 114.980 nascimentos (1.892 a menos do que n ano anterior) e houve 465 mortes de crianças menores de um ano.

Os números do ano passado já colocavam a ilha entre os países com os menores números na área, se igualando a nações desenvolvidas. Em 2017, o Canadá teve uma taxa maior que a cubana, e os totais registrados no país caribenho equivaliam aos da Dinamarca, do Reino Unido e da Suíça.

Segundo a ONU, Cuba é o melhor lugar para uma criança nascer na América Latina, dada a maior proporção de sobrevivência dentre os nascidos. Completam a lista Antígua e Barbuda, Uruguai, Chile, Costa Rica e Argentina. Haiti e República Dominicana, de acordo com o órgão, são os piores lugares.

Com o passar das décadas, Cuba tem reduzido as taxas de mortalidade. Em 1970, por exemplo, 38,7 crianças em cada mil nascidas morriam antes de completar um ano de idade.

Leia também:
Saúde em Cuba é modelo para o mundo, diz diretor da OMS
Os segredos da medicina cubana
Mortalidade infantil em Cuba é menor que nos EUA
Mortalidade infantil chega a zero após Mais Médicos no Piauí

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS