Redação Pragmatismo
Homofobia 05/Jun/2018 às 13:30 COMENTÁRIOS
Homofobia

Confeiteiro que não quis fazer bolo para casamento gay vence batalha judicial

Publicado em 05 Jun, 2018 às 13h30

Em caso que se tornou emblemático apesar de seu caráter insólito, confeiteiro que se negou a fazer bolo para casamento gay vence batalha na Suprema Corte dos EUA

Confeiteiro que não quis fazer bolo para casamento gay vence batalha judicial eua

A Suprema Corte dos Estados Unidos concedeu nesta segunda-feira uma vitória histórica para um confeiteiro que se recusou a preparar um bolo de casamento para um casal gay, considerando que seus direitos religiosos haviam sido violados.

Em uma decisão de uma maioria de sete contra dois, a mais alta corte do país decidiu que uma comissão de Direitos Civis do Colorado, que havia decidido que o comerciante deveria atender todos os clientes independentemente da sua orientação sexual, demonstrou uma “animosidade clara e inaceitável” em relação à religião.

O caso, que se tornou emblemático apesar de seu caráter insólito, tem grandes implicações para a sociedade americana, em razão dos princípios em jogo: a liberdade de religião, igualdade sexual e a liberdade de expressão protegida pela Primeira Emenda da Constituição.

A ação contra o confeiteiro do Estado Colorado, Jack Phillips, foi movida por dois homens agora casados, Dave Mullins e Charlie Craig.

Justificando sua fé cristã, Phillips explicou em 19 de julho de 2012 na “Masterpiece Cakeshop”, sua padaria em Denver, que não podia aceitar o pedido de Mullins e Craig, que se casariam e tinham encomendado um bolo de casamento.

Seus advogados argumentaram que o bolo representava nesta vez a instituição do casamento e, portanto, estava transmitindo uma mensagem, ao contrário de um bolo comum.

Os cônjuges entraram com uma ação sob uma lei do Colorado que proíbe a discriminação em lojas que trabalham com o público. Os tribunais inferiores lhes deram razão.

O Supremo Tribunal não tratou amplamente o assunto, limitando-se apenas a constatar que Phillips não havia beneficiado da neutralidade necessária nas instâncias inferiores para expor seus argumentos.

Leia também:
Príncipe indiano abre palácio para homossexuais sem moradia
Experimento revela como é ser gay na Rússia
Como responder os 8 comentários homofóbicos mais comuns no Brasil
Padre Fábio de Melo se posiciona sobre o casamento homossexual
Brasileiro é contra casamento gay, aborto e legalização da maconha

AFP

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS