Redação Pragmatismo
Economia 11/Mai/2018 às 14:45 COMENTÁRIOS
Economia

Tempo de trabalhador para conseguir emprego dobra no governo Temer

Publicado em 11 Mai, 2018 às 14h45

Trabalhador leva o dobro de tempo para conseguir emprego, revela IBGE. Média em março de 2015 era de 24 semanas. Agora, é de 47, e se aproxima da situação dramática de 2002, último ano de FHC, de quase um ano de procura

Tempo de trabalhador para conseguir emprego dobra no governo Temer

Vitor Nuzzi, RBA

Um lado menos observado do mercado de trabalho, mas não menos importante, é o do tempo de procura por um emprego, um termômetro da dificuldade que o trabalhador enfrenta para conseguir uma nova vaga. Na região metropolitana de São Paulo, depois de um certo período de recuperação, achar uma nova ocupação demora cada vez mais. Em março, último dado disponível, a média era de 47 semanas, quase um ano. No mesmo mês de 2015, foi de 24 semanas. Assim, em três anos, o período praticamente dobrou.

Quando Fernando Henrique Cardoso assumiu a Presidência da República, em 1995, o tempo médio era de 22 semanas – em março. Em seu último ano no poder (2002), estava em 52 no mesmo mês, ou 136% a mais. Exatamente um ano de procura, conforme dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), da Fundação Seade, de São Paulo, e do Dieese.

No primeiro ano do governo Lula, em março de 2003, esse período estava praticamente igual: 53 semanas. Foi diminuindo gradualmente até chegar a 35 semanas e continuou caindo com Dilma, até chegar às 24 semanas de 2015, chegando próximo ao nível de 1995. De lá para cá, só aumentou (confira quadro acima).

Alguns fatores explicam esse crescimento. O desalento é um dos motivos: diante das dificuldades de encontrar uma vaga, a pessoa simplesmente desiste de procurar. E correr atrás de um emprego também custa dinheiro, envolvendo gastos com transporte e alimentação.

O IBGE também detecta esse movimento. O número de desalentados no país – os que desistem de procurar – chegou a 4,3 milhões no país em 2017, maior número da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. Embora o número oficial médio de desempregados no Brasil tenha sido de 13,2 milhões no ano passado, o total de pessoas disponíveis para trabalhar, mas que não conseguiram por diversos motivos, chegou a 26,5 milhões.

Leia também:
Um exército de Doutores desempregados no Brasil
Lista Suja do Trabalho Escravo é atualizada
“Recuperação” do trabalho no governo Temer acontece com desemprego recorde
Com mesmo grau de escolaridade, negros e brancos têm salários bem diferentes
Filho de Wladimir Costa consegue emprego no governo Temer com salário de R$ 10 mil
10 razões para rejeitar a reforma trabalhista do governo Temer
Como a sua renda e o salário mínimo serão afetados pela política de Michel Temer
Análise do programa de Michel Temer provoca arrepios

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS