Redação Pragmatismo
Educação 10/Mai/2018 às 19:20 COMENTÁRIOS
Educação

O lobby do Escola Sem Partido e a inviabilização da noção de ensino público

Publicado em 10 Mai, 2018 às 19h20

O chamado "movimento" Escola Sem Partido, na verdade um lobby dirigido por um único indivíduo, nasceu com pauta "anticomunista", mas só ganhou visibilidade depois de priorizar a chamada "agenda moral" e aderir à campanha de desinformação contra o que foi rotulado como "ideologia de gênero"

lobby do Escola Sem Partido inviabilização da noção de ensino público

Luis Felipe Miguel*, Jornal GGN

O chamado “movimento” Escola Sem Partido, na verdade um lobby dirigido por um único indivíduo, nasceu com pauta predominantemente anticomunista. Seu alvo era a presença, em sala de aula, de discussões sobre as injustiças sociais e de perspectivas críticas ao capitalismo. Em texto que depois tirou de circulação, o chefe do ESP afirmava desejar uma “escola que promova os valores do [Instituto] Millenium” – referindo-se ao “think puddle” (porque “tank” é demais para o calibre intelectual dele) ultraliberal sediado no Rio de Janeiro e financiado alhures.

Mas o ESP só ganhou visibilidade quanto deu uma guinada programática (e pragmática), passando a priorizar a chamada “agenda moral” e aderindo à campanha de desinformação contra o que foi rotulado como “ideologia de gênero” – que é, na verdade, a tentativa de construir, nas escolas e por extensão na sociedade, um ambiente livre de violências e respeitoso da diversidade. Com slogans tão retrógrados quanto “meus filhos, minhas regras”, que nega a ideia de que as crianças tenham direitos, afirma a primazia absoluta da família, recusa expressamente o caráter educativo do espaço escolar e, no fim das contas, inviabiliza a própria noção de ensino público, o que para eles é um ganho.

O avanço de projetos de lei baseados nesta visão de mundo medieval preocupa. O ESP tem priorizado o terrorismo contra professores, julgando que será capaz de intimidá-los. Mas, com o retrocesso vivido no país, a possibilidade de aprovação de uma norma legal restritiva de liberdade de ensinar e aprender já não está afastada.

A campanha contra a discussão sobre gênero é criminosa. Nunca é demais lembrar que o Brasil é líder mundial em feminicídios e assassinatos homofóbicos. Há sangue nas mãos dos religiosos fundamentalistas, dos parlamentares reacionários, dos promotores do “Escola Sem Partido”, de todos aqueles que impedem que se promova o respeito às múltiplas de ser, à diversidade sexual e ao princípio da igual autonomia de mulheres e de homens.

A mobilização política da extrema-direita está provocando, de forma deliberada, a ampliação da violência contra grupos oprimidos. Sempre tivemos, no Brasil, uma combinação perversa entre estruturas sociais que reproduzem a dominação e um discurso difuso marcado pelos preconceitos. Isso contribuía para a naturalização do racismo, do sexismo, da homofobia. Mas hoje, até como reação ao enfrentamento que se começou a fazer dessa situação, racismo, sexismo e homofobia passam a ser reivindicados como identidades militantes. É trágico.

Leia também:
Paulo Freire para os ricos, Bolsonaro para os pobres
Paulo Freire segue como patrono da educação brasileira após derrota do Escola Sem Partido
Justiça altera regras da redação do ENEM com base no ‘Escola Sem Partido’
“Procura-se professor de Sociologia que não seja orientado pela ideologia comunista”
Ativista do “Escola Sem Partido” agride 4 mulheres negras e é preso em flagrante
Professora é processada por ministrar curso sobre feminismo
Michel Temer obriga ‘Escola sem partido’ na Universidade Federal do ABC
“Escola Sem Partido”: engodo e ensino acrítico
“Escola sem partido” – Os segredos por trás da nomenclatura
Leandro Karnal desmonta o ‘escola sem partido’ em menos de 2 minutos

*Luis Felipe Miguel é Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp, Professor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, onde coordena o Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades. Pesquisador do CNPq. Autor de diversos livros, entre eles Democracia e representação: territórios em disputa (Editora Unesp, 2014), Feminismo e política: uma introdução (com Flávia Biroli; Boitempo, 2014).

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS