Redação Pragmatismo
Cuba 19/Abr/2018 às 12:33 COMENTÁRIOS
Cuba

Cuba elege primeiro presidente nascido após a Revolução

Publicado em 19 Abr, 2018 às 12h33

Pela primeira vez desde a Revolução Cubana, em 1959, Cuba não será governada por um Castro. Conheça Miguel Díaz-Canel, o novo presidente cubano

Cuba elege primeiro presidente nascido após a Revolução Cubana Miguel Díaz-Canel
Miguel Díaz-Canel Bermúdez (reprodução)

Opera Mundi

Miguel Díaz-Canel foi eleito nesta nesta quinta (19/04) o novo líder do país em substituição a Raúl Castro, que deixa o poder após cumprir dois mandatos no cargo. Díaz-Canel recebeu 603 dos 604 votos possíveis na Nacional do Poder Popular, o equivalente a 99,83% do total.

Díaz-Canel foi eleito pela Assembleia, órgão legislativo cujos deputados, eleitos pela população, tomaram posse na quarta (18/04). A Assembleia é a responsável por eleger, por sua vez, o Conselho de Estado, o organismo diretivo do país.

O Conselho é formado por 31 deputados – e o presidente do órgão, eleito pela assembleia, se torna, também, presidente do país. Além dele, fazem parte do conselho um primeiro-vice-presidente, mais cinco vices, um secretário e mais 23 deputados. Díaz-Canel ocupava, até ontem, o cargo de primeiro-vice-presidente.

O agora ex-presidente Raúl Castro, no entanto, continuará como secretário-geral do Partido Comunista de Cuba, cargo que ocupa desde 2011 e no qual deve ficar até 2021.

A eleição de Díaz-Canel acontece em um dia simbólico para o pais: este 19 de abril marca o 57º aniversário da vitória na tentativa de invasão da baía dos Porcos, ocasião em que um grupo paramilitar treinado e armado pela CIA tentou invadir a ilha para derrubar Fidel Castro.

Quem é o novo presidente de Cuba

Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, nascido em 1960, é engenheiro eletrônico de formação e professor universitário em Villa Clara. Desde 2003, faz parte do Birô Político do país. Ele é o primeiro dirigente cubano nascido após a Revolução de 1959 a atingir altos cargos na direção do país.

Em 2009, foi nomeado ministro da Educação Superior por Raúl Castro. Deixou o cargo para assumir a Primeira-Vice-Presidência do país, em 2012. Nesta sexta (20/04), ele completa 58 anos de idade.

O agora presidente já afirmou, em diversas oportunidades, que a mudança na direção do país significaria uma continuidade das políticas estabelecidas após a Revolução Cubana. “Sempre haverá presidente em Cuba defendendo a Revolução, e serão companheiros que sairão do povo“, disse, em novembro.

Leia também:
Eleições em Cuba levam 80% da população às urnas
Trabalhadora que aprendeu a ler com método cubano diz que “vivia na escuridão”
Turismo em Cuba bate recorde histórico
Últimos dias em Havana: um filme com a cara das contradições de Cuba
Como a mídia construiu a imagem de Fidel Castro e da Revolução Cubana
Hasta siempre, Fidel Castro!

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS