Redação Pragmatismo
Esquerda 18/Abr/2018 às 07:53 COMENTÁRIOS
Esquerda

Camisa “de esquerda” da Seleção Brasileira é proibida pela CBF

Publicado em 18 Abr, 2018 às 07h53

CBF proíbe venda da camisa da Seleção “de esquerda”. Designer recebeu notificação judicial, que não quer seu logo usado

camisa da esquerda Seleção Brasileira é proibida pela CBF

Na semana passada, uma versão alternativa da camisa da Seleção Brasileira fez sucesso nas redes sociais. A criação de uma designer de Uberlândia trazia a camisa vermelha, com o logo da CBF e ainda o símbolo da foice e do martelo.

A ideia era promover uma versão alternativa às pessoas de esquerda, que queriam torcer durante a Copa, mas não vestir a camisa verde e amarela – que acabou virando símbolo das manifestações da direita desde 2014.

Muitos fãs pediram que a designer Luísa Cardoso colocasse a camisa à venda. Ela chegou a pensar no plano e anunciar preços. Contudo, a Confederação Brasileira de Futebol não gostou nada da ideia, já que seu logo, protegido por direitos de marca, está presente na camiseta.

Por meio de notificação extra judicial, a CBF disse a Cardoso que ela não poderia comercializar a camisa e que deveria retirar suas imagens das redes sociais. Também pediram que assinasse termo se comprometendo a não vender sua criação.

Segundo a designer disse ao blog Na Vitrine, do UOL, ela acatou o pedido da CBF e explicou que não tinha começado a produzir a camisa (que tinha começado apenas como uma piada). Sabendo do uso exclusivo do brasão da Seleção, estava esperando um contato da CBF.

A ideia dela é criar uma nova versão da camisa vermelha para venda, mas sem usar o brasão oficial da Seleção e não mencionar a CBF.

Leia também:
Onde foram parar as multidões com camisetas da CBF?
Jovem negra que se fantasiou de “paneleira” no Carnaval publica desabafo
A política e o futebol
O texto mais estúpido sobre a Copa do Mundo e o futebol
Direita dos EUA diz que futebol é ‘coisa de comunista’
O Brasil é o país do futebol? Mito ou verdade?

Guilherme Dearo, Exame

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS