Redação Pragmatismo
Literatura 08/Mar/2018 às 13:30 COMENTÁRIOS
Literatura

Finalista do Prêmio Jabuti, escritor Victor Heringer morre aos 29 anos

Publicado em 08 Mar, 2018 às 13h30

Morre, aos 29 anos, o escritor Victor Heringer, finalista do Prêmio Jabuti e um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea

prêmio jabuti escritor Victor Heringer morre rio de janeiro
Victor Heringer (reprodução)

Matheus Dantas, Correio Braziliense

O escritor carioca Victor Heringer, ganhador do Prêmio Jabuti de 2013, e finalista dos Prêmios Rio de Literatura, São Paulo de Literatura e do Prêmio Oceanos, foi encontrado morto no final da tarde de quarta-feira (7/3), próximo ao prédio em que morava, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

A morte do escritor foi confirmada pela editora Companhia das Letras e pelo Instituto Moreira Salles. As circunstâncias da morte de Victor Heringer não foram reveladas.

Em entrevista concedida ao jornal Correio em outubro de 2017, o autor revelou que estava escrevendo um novo romance, inspirado em viagens que fez e que seria lançando ainda em 2018.

Estou escrevendo um novo romance, partindo das viagens que fiz pela América do Sul no começo do ano, à Índia e à Indonésia“, disse Victor.

O escritor contou que uma das novidades para 2018 seria a publicação dos romances Glória e O amor dos homens avulsos em outros idiomas. “Os romances estão sendo traduzidos para o italiano e para o inglês“, contou.

Victor Heringer era considerado um dos escritores mais promissores da nova safra da literatura brasileira. Em 2013 o escritor conquistou o segundo lugar no Prêmio Jabuti, com o romance Glória (7Letras), em que conta a história de Benjamim, artista plástico que vive em busca de uma mulher impossível. O protagonista frequenta um café virtual onde cada participante usa o nome de algum filósofo ou escritor famoso, o que dá margem aos encontros e diálogos mais inusitados.

Recentemente Victor Heringer foi finalista do Prêmio Oceanos de Literatura, condecoração máxima da literatura em língua portuguesa, com a obra O amor dos homens avulsos (Companhia das Letras). O escritor expressou a felicidade de ter sido indicado, além de ressaltar a importância e a valorização que o prêmio promove para a literatura lusófona como um todo.

A grande importância do Oceanos é para a própria lusofonia, é um prêmio que reconhece a língua como um todo e une a literatura produzida em português numa só esfera. Por isso, fico feliz em ser um dos dez finalistas entre tanta coisa que se produziu“, disse o escritor.

Victor ainda disse que o Brasil “está vivendo um momento riquíssimo na literatura. Não só há ótimos autores em atividade, como vêm surgindo novas editoras e projetos interessantes, de todos os portes.”

Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório do escritor e sobre as circunstâncias que levaram Victor à morte.

Leia também:
Morte, morte, morte que talvez seja o segredo dessa vida
6 curiosidades inspiradoras de Gabriel García Márquez
Escritor Luis Fernando Verissimo comenta a ‘existência de Deus’

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS