Redação Pragmatismo
Justiça 28/Mar/2018 às 09:00 COMENTÁRIOS
Justiça

Denúncia de corrupção contra Romero Jucá é arquivada no STF

Publicado em 28 Mar, 2018 às 09h00

Por unanimidade, Supremo Tribunal Federal arquiva denúncia de corrupção e lavagem de dinheiro contra o senador Romero Jucá (MDB)

Denúncia de corrupção contra Romero Jucá é arquivada STF

Por unanimidade, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta terça-feira (27) denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador Romero Jucá (MDB-RR) e o empresário Jorge Gerdau Johannpeter pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

De acordo com a denúncia, apresentada no ano passado ao STF, Jucá recebeu R$ 1,3 milhões do grupo Gerdau em doações oficiais de campanha, entre 2010 e 2014, em troca do suposto favorecimento da empresa no texto da Medida Provisória (MP) 627/2013 sobre tributação de empresas brasileiras no exterior.

Jucá foi relator da matéria. Os valores, segundo a procuradoria, foram depositados em favor do diretório nacional e de Roraima do MDB e repassados à campanha do parlamentar.

No julgamento, com base no voto do ministro Edson Fachin, relator do caso, a Turma entendeu que não há provas na denúncia de que as doações foram feitas exclusivamente como propina ao partido e ao parlamentar.“Entendo que nada há de concreto a evidenciar que as negociações em torno desta medida provisória resultaram em efetiva promessa e do recebimento de vantagem indevida”, afirmou Fachin.

O voto do relator foi seguido pelos ministros Dias Toffoli e Celso de Mello. Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski não participaram da sessão.

Durante o julgamento, a defesa de Jorge Gerdau disse que as denúncias são “fruto de imaginação” e afirmou que o empresário não pode ser responsabilizado pelas movimentações financeiras feitas pelo MDB, “A denúncia é uma coletânea de inverdades deslavadas”, afirmou Nilo Batista, advogado de Gerdau. A defesa de Romero Jucá não se manifestou durante o julgamento.

As acusações foram feitas no âmbito da Operação Zelotes, da Polícia Federal (PF), que investiga desvios no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão que é vinculado ao Ministério da Fazenda e última instância administrativa de recursos referentes a impostos e multas de contribuintes.

Leia também:
Série da Netflix coloca famosa frase de Romero Jucá na boca de Lula
Polícia Federal não vê nada de errado no famoso áudio de Romero Jucá
Você não foi convidado para a suruba de Romero Jucá
Romero Jucá é recebido aos gritos de “ladrão” e “pilantra” em aeroporto
Diálogo entre Romero Jucá e Sergio Machado está se concretizando
Após áudios de Jucá, principais jornais do mundo falam em “golpe” no Brasil
Áudios de Romero Jucá têm potencial de parar a República
Michel Temer agradece Romero Jucá pelo “trabalho competente”

Agência Brasil

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS