Redação Pragmatismo
Juristas 22/Fev/2018 às 18:04 COMENTÁRIOS
Juristas

Juízes articulam greve para manter auxílio-moradia

Publicado em 22 Fev, 2018 às 18h04

É isso mesmo, acredite. Cerca de 100 juízes federais começaram uma articulação para convocar uma greve nacional em defesa do auxílio-moradia

juízes articulam greve manter auxílio moradia

Cerca de 100 juízes federais estão se mobilizando para convocar uma greve nacional, segundo a coluna Painel do jornal Folha de S.Paulo.

Eles estão insatisfeitos com a decisão da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, de marcar o julgamento de uma ação sobre o pagamento de auxílio-moradia a juízes federais para o dia 22 de março.

Segundo os magistrados, a iniciativa é seletiva, já que ela não pôs em pauta uma outra ação que também questiona o benefício dos juízes estaduais.

Segundo a Folha, eles entraram em contato com a diretoria da Associação dos Juízes Federais, que agora avalia a convocação de uma assembleia para debater o tema.

O jornal ainda lembra que a última greve da magistratura ocorreu em 1999, quando os juízes reivindicavam reajustes salariais.

O teto salarial do funcionalismo público no país é determinado justamente pelo maior salário do Judiciário (dos ministros do STF), de cerca de 33 mil reais.

Os benefícios pagos aos juízes, como o auxílio-moradia, não entram no cálculo e podem fazer com que, na prática, alguns profissionais ganhem mais que o teto, mas ainda obedecendo à lei. Atualmente, o auxílio-moradia é de 4,3 mil reais.

A decisão sobre o pagamento do benefício tinha sido tomada em caráter liminar pelo ministro Luiz Fux, do Supremo. Agora, ele liberou a liminar para ser votada em plenário por todo o STF, o que dará caráter definitivo à decisão.

Leia também:
Juízes manobram para impedir STF de julgar auxílio-moradia
O judiciário entre a imoralidade e o privilégio
A mídia, a corrupção e os sistemas político, econômico e jurídico
Ilha da fantasia: os privilégios de magistrados e de membros do MP
O que é mais podre: o executivo, o legislativo, o judiciário ou a mídia?

Luiza Calegari, Exame

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS