Redação Pragmatismo
Racismo não 24/Nov/2017 às 14:06 COMENTÁRIOS
Racismo não

“Linda, cheirosa?!” Tá pensando que está falando com quem mesmo?

Publicado em 24 Nov, 2017 às 14h06

Faz muito tempo que um homem branco não ousa ser, publicamente, tão desafiador, arrogante e inescrupuloso com as mulheres negras

linda cheirosa falando com quem mesmo racismo negra

Wania Sant’Anna, via Facebook

Infeliz é a cidade que tem por Secretário de Educação um homem capaz de atitude tão desrespeitosa e insensata como a assumida pelo atual gestor no Rio de Janeiro. Nesse 21 de novembro de 2017, muitos já devem saber ao que me refiro: o ataque deliberado de Cesar Benjamim contra Tais Araújo, a nossa Tais – negra, mãe, ativista, atriz, esposa de Lázaro Ramos, uma de nossas grandes referências na atualidade. Mais respeito, sujeito! “Linda, cheirosa?!” Tá pensando que está falando com quem mesmo? Como ousa passar por cima da preocupação da Tais Mãe? Como ousa falar dessa maneira sobre o filho dela?

Está pensando que nossa única preocupação, como mulheres negras e servir ovo frito, no ponto, pra você e sua família? Como ousa?! Já disse às amigas negras ativistas: nossa missão é tirar você da cadeira e chamar para a Praça Pública! Vem dizer isso tudo na Praça Pública, na nossa cara de mulher preta! Engole o choro e vem! Se você nunca teve quem lhe ensinasse a tratar uma mulher negra, os seus filhos, os seus mortos, nós vamos te ensinar! Vem!

Não se esconde atrás do Facebook? Aliás, cadê o Facebook que ainda não suspendeu esse usuário por postar conteúdo ofensivo?

Aliás, quer falar de Bangu dos anos 70? Desafio: vai falar o que disse na fila de visita das mães pretas esperando sua vez de entrada! Vai dizer o que disse, isso que você chama de “mimi”, para mãe do Rafael Braga. Sobe o morro e tenha coragem!

O Prefeito do Rio de Janeiro pode não ter coragem de tirar você da cadeira, mas nós temos a obrigação de tirar! Faz muito tempo que um homem branco não ousa ser, publicamente, tão desafiador, arrogante e inescrupuloso com as mulheres negras. Então, vem pra Praça Pública! Vem pra gente mostrar a nossa Raça, a nossa Força, a nossa Maternidade! Estamos ansiosas pra te ver você fazer zigzag.
No mais, nesse meio tempo que estamos lhe dando para tentar se segurar na cadeira de Secretário, aproveita e estuda! Estuda porque, de fato, você não sabe nada sobre nós. Mas nós, ao contrário, sabemos tudo sobre você!

Toda solidariedade à Tais Araújo, aos seus filhos – João Vicente e Maria Antônia – e ao nosso companheiro Lázaro Ramos. Saibam, como família negra orgulhosa e diligente, que vocês e todas nós estamos fazendo, sim, um mundo muito melhor, justo e, acima de tudo, inteligente.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS