Redação Pragmatismo
São Paulo 27/Out/2017 às 17:06 COMENTÁRIOS
São Paulo

Empresa da ração de Doria fez proposta para fazer adubo com restos de comida

Publicado em 27 Out, 2017 às 17h06

Antes da ração de João Doria, empresa fez proposta para produzir adubo com os mesmos restos de comida que seriam utilizados na 'Farinata'

empresa ração doria proposta adubo restos comida farinata

A Plataforma Sinergia, empresa responsável pela farinata, produto à base de alimentos com prazos de validade quase vencidos que seria distribuído em São Paulo, assinou, em 2011, protocolo de intenções com a prefeitura para transformar resíduos orgânicos em adubo. Naquele ano, o objetivo era a produção do composto para pequenos agricultores.

A parceria não foi adiante seis anos atrás porque a prefeitura entendeu que havia “dificuldades logísticas”. Dez dias depois de o então prefeito Gilberto Kassab recusar o projeto, a diretora da Sinergia, Rosana Perrotti, procurou a Câmara Municipal de São Paulo para nova proposta. “O projeto não entrou em vigor por dificuldades operacionais e de logística dos envolvidos”, informou, em nota, a assessoria de Kassab.

Rosana Perrotti disse ontem que os dois projetos não estão relacionados. “A Plataforma Sinergia atua desde seu início em soluções ambientais e sociais de grande impacto e já realizou muitos eventos, parcerias e projetos. O projeto mencionado (de 2011) nada tem a ver com o projeto global de combate à fome, lançado em 2012”, explicou a empresária, em mensagem.

A professora de Ciência de Alimentos da Unifesp Veridiana de Rosso lembra que a farinata usa produtos perto do vencimento, enquanto o adubo seria feito com alimentos estragados. Segundo ela, são processos paralelos.

— Vejo que esses dois processos podem ser complementares, com objetivo de não ter a perda do alimento — afirma

O vereador Gilberto Natalini (PV), autor da lei que institui diretrizes para a Política Municipal de Erradicação da Fome e de Promoção da Função Social dos Alimentos, disse ontem que, em 2011, chegou a ser procurado para que o projeto de farinata fosse apresentado.

Eles (Sinergia) pediram para fazer uma exposição. Era uma empresa, com sede, com tudo. Mas eu nem sabia que antes haviam apresentado um projeto de adubo — disse Natalini.

O protocolo de intenções assinado pela prefeitura e a Sinergia havia sido publicado no Diário Oficial do município dias antes da audiência do vereador com os representantes da empresa e de entidades interessadas na iniciativa. “O protocolo de intenções é para melhorar o tratamento de resíduos gerados por estabelecimentos do setor de turismo, principalmente hotéis, restaurantes e bares (…). A parceria propõe a compostagem de resíduos orgânicos para a produção de adubos, que serão usados por pequenos agricultores”, diz trecho no D.O.

Segundo publicado anteontem no D.O., a empresária será homenageada, em data a ser marcada, com a medalha Anchieta e o diploma de gratidão da cidade de São Paulo. A honraria foi proposta pelo vereador Toninho Paiva (PR). Procurado para falar sobre o motivo da homenagem, o vereador não foi encontrado.

Leia também:
14 pessoas mortas por intoxicação alimentar e o fim da ‘ração humana’
Alckmin manda indireta para Doria após a polêmica ração do prefeito
Igreja defende ração de João Doria no “combate à fome”
Conselho de Segurança Alimentar pede explicações a Doria sobre “ração humana”

Chico Prado, Agência Globo

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS