Redação Pragmatismo
Educação 26/Out/2017 às 13:52 COMENTÁRIOS
Educação

Austrália quebra tabu com matéria escolar obrigatória sobre ideologia de gênero

Publicado em 26 Out, 2017 às 13h52

Austrália fez a lição de casa em relação a questões de gênero. Escolas quebram tabu e estereótipos e incluem disciplina obrigatória nos currículos do ensino fundamental e do médio

Austrália quebra tabu matéria escolar ideologia de gênero

A Austrália fez a lição de casa em relação a questões de gênero; afinal, como já diz o ditado, é de pequenino que se torce o pepino. No Estado de Vitória, a quebra de tabus e de estereótipos agora faz parte do ensino fundamental e do médio em uma matéria obrigatória no currículo, intitulada Relações Respeitosas (Respectful Relationships).

Assim, serão abordados em sala de aula temas como a naturalidade na escolha deles pela boneca e delas pela bola, nos primeiros anos, e discussões sobre privilégios masculinos na sociedade e terminologias como cisgênero e trans, nas turmas mais avançadas.

Em dois anos, o governo investirá 21,8 milhões de dólares australianos, o equivalente a cerca de R$ 55 milhões, para implementar e desenvolver o novo programa nas escolas.

Segundo informações do Departamento de Educação e Treinamento do Estado de Vitória, a mudança curricular foi implementada sobretudo para reduzir os índices de violência familiar contra mulheres e crianças. Se respeito é algo que não vem do berço, então precisa ser ensinado o quanto antes.

Leia também:
Menina derruba estereótipos de gênero com resposta surpreendente em lição de casa
Mundo pode ganhar U$ 28 trilhões com igualdade de gênero
IBGE revela a mentira da maior expectativa de vida das mulheres
Fotografias que questionam identidade de gênero são encontradas em ‘caixa secreta’

As coisa mais criativas do mundo

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS