Redação Pragmatismo
Ditadura Militar 29/Set/2017 às 12:04 COMENTÁRIOS
Ditadura Militar

Amazônia tem que ser vendida e índios são 'indolentes', diz general da intervenção

Publicado em 29 Set, 2017 às 12h04

General da intervenção militar, Hamilton Mourão defende a venda total da Amazônia e diz que índios são “indolentes”. Militar afirma ainda que brasileiros precisam superar a herança africana ligada à “magia”

mourão amazõnia tem que vendida índios insolentes intervenção

Revista Fórum

A defesa de uma intervenção militar no país foi o ponto alto da fala do general Hamilton Mourão em uma palestra à maçonaria, recentemente, que gerou enorme repercussão nacional. Na mesma palestra, no entanto, o militar levantou outras bandeiras que defende que não ganharam destaque na imprensa.

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) divulgou em suas redes sociais um vídeo em que mostra outros trecho da fala de Mourão em que ele reproduz o Consenso de Washington em dois aspectos: no entreguismo e na crítica à cultura nacional.

Em um dos pontos de seu discurso, o oficial das Forças Armadas diz que é preciso parar de ter medo de vender terras da Amazônia e das fronteiras e defende a privatização de tudo. “Vamos liberar as coisas”, afirma.

Em outro momento, dá pitacos sobre a cultura nacional e pejorativiza indígenas e africanos. “Carregamos dentro de cada um uma herança cultural tripla: a herança ibérica, do privilégio, todo mundo quer se dar bem; a herança indígena, da indolência e a herança africana, que é a da magia, que tudo vai dar certo (…) Temos que romper este ciclo”.

No vídeo, o deputado chama a atenção para o risco que há neste tipo de declaração de um general da ativa uma vez que, em novembro, as Forças Armadas promoverão exercícios militares na amazônia brasileira com a presença de observadores norte-americanos.

Assista:

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS