Redação Pragmatismo
EUA 09/Ago/2017 às 13:18 COMENTÁRIOS
EUA

Trump ameaça Coreia do Norte com “fogo e fúria nunca vistos antes pelo mundo”

Publicado em 09 Ago, 2017 às 13h18

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou a Coreia do Norte afirmando que o regime de Kim Jong Un irá encontrar “fogo e fúria nunca vistos antes pelo mundo”

trump ameaça Coréia do norte fogo furia nunca visto mundo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta terça-feira (08/08) responder à Coreia do Norte com “um fogo e uma fúria nunca vistos no mundo”, após surgirem relatos de que Pyongyang fabricou uma ogiva nuclear em miniatura que pode ser colocada em um dos seus mísseis balísticos.

É melhor que a Coreia do Norte não faça mais ameaças aos EUA. Eles vão se deparar com um fogo e uma fúria nunca vistos no mundo”, disse Trump em declarações a jornalistas em Bedminster, Nova Jersey.

Ele está fazendo muitas ameaças, mais do que o normal”, disse Trump, em uma aparente referência ao líder norte-coreano, Kim Jong-un. “E, como eu disse, eles vão se deparar com fogo e fúria e, francamente, com um poder que este mundo nunca viu antes”, completou o presidente norte-americano.

As declarações foram feitas depois de a imprensa norte-americana ter afirmado que a Coreia do Norte teria conseguido miniaturizar uma ogiva nuclear, entrando em uma nova fase de seu programa atômico.

A informação foi publicada por dois veículos diferentes, o jornal The Washington Post, que cita um relatório da Agência de Inteligência de Defesa (DIA) dos EUA, e a emissora NBC, que se baseia em um relatório do Ministério da Defesa do Japão.

Se confirmado, o avanço representará um passo crucial para tornar o regime de Pyongyang uma potência nuclear plena. Com os bem sucedidos testes de mísseis intercontinentais, a próxima etapa do programa da Coreia do Norte seria dominar a tecnologia capaz de armar esses projéteis com ogivas nucleares.

Para isso, é preciso miniaturizá-las e torná-las aptas para serem acopladas a um míssil balístico. Em pelo menos duas ocasiões, em maio de 2015 e em março de 2016, o governo de Kim Jong-un anunciou que conseguira reduzir uma ogiva nuclear, mas a informação nunca foi confirmada por fontes externas.

Segundo a inteligência norte-americana, Pyongyang possui atualmente cerca de 60 bombas atômicas. O governo norte-coreano defende que seu programa nuclear pretende dissuadir os EUA de uma eventual invasão.

Mais cedo, a Coreia do Norte ameaçou realizar “ações físicas” em resposta às sanções decretadas no último sábado (05/08) pelo Conselho de Segurança da ONU, em votação que contou com apoio da China e da Rússia.

As sanções da ONU, que se aplicam a importantes itens de exportação da Coreia do Norte, foram adotadas depois dos dois testes com mísseis balísticos intercontinentais realizados por Pyongyang em julho.

Leia também:
Vídeo divulgado pela Coreia do Norte simula ataque aos EUA
EUA e Coreia do Sul realizam maior treinamento militar para intimidar Coreia do Norte
Coreia do Norte faz seu maior teste nuclear e EUA prometem ‘sérias consequências’

Opera Mundi

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS